1 de outubro de 2005

Que venha o São Paulo (perigoso!)

O Botafogo não traz boas recordações ao São Paulo.
Foi o rival carioca que aplicou a maior goleada da história tricolor. Em 1940, pelo torneio Rio-São Paulo, o clube do Morumbi foi derrotado por 8 a 1, de virada, no Estádio das Laranjeiras. Os atacantes Paschoal e Patesko foram os destaques do duelo. O primeiro marcou três gols e o segundo, dois. Tavik, César e Lola (contra) completaram o vexame. Remo havia aberto o placar para os paulistas.
No mesmo ano, em 1940, os dois times voltaram a se enfrentar em São Paulo, no Pacaembu. Em vez de dar o troco, o Tricolor perdeu de novo. E outra vez tomou uma goleada. Daquela vez, a derrota foi por 5 a 2. Paschoal e Patesko foram outra vez destaques.

Botafogo e São Paulo fazem neste domingo um tira-teima nos números.
No histórico de jogos entre os dois clubes, após 81 partidas, cada equipe venceu 32 vezes. Foram também 17 empates neste período. O Tricolor leva vantagem no número de gols: marcou 145, contra 134 do adversário carioca. O Sampa igualou o histórico com a vitória no primeiro turno, no Morumbi: 1 a 0, gol de Paulo Matos (hoje no Náutico).
Em Brasileiros, o time paulista está na frente. Em 36 jogos, venceu 16, perdeu 14 e empatou seis. Marcou 55 gols e sofreu 42 ao todo.
– Tabus e números são importantes, mas só antes dos jogos. Além de nos ajudar no histórico, uma vitória sobre o Botafogo vai nos favorecer na classificação, pois vamos passá-los – diz Souza.
Mas se o São Paulo leva vantagem nos confrontos no Brasileiro, o Botafogo está na frente nos jogos no Rio. Em 37 encontros, os anfitriões venceram 22, empataram nove e perderam seis. A última vitória tricolor foi no Brasileirão-2002: 1 a 0, gol de Dill. No ano seguinte, o atacante ajudou o Bota a subir para a Primeira Divisão.
Fonte: Lancenet

Estaremos todos na Arena, torcendo como sempre por mais uma exibição vitoriosa do Fogão.....