7 de dezembro de 2005

Um grande evento que compartilho com todos...

Há quase 20 anos tive a alegria de compartilhar em Porto Velho do lançamento de um maravilhoso livro do Silvio, um grande contador de histórias, entre tantos outros que ele escreveu.
Lembro muito bem da divertida noite, muita gente, amigos, todos em uma confraternização que faz parte da história que gosto de contar da minha vida.
Estou escrevendo e lembrando da gargalhada gostosa, da sua verve, lingua ferina e inteligente, certamente o melhor papo. E olha que o homem é Economista, Professor, Cientista Político e Social, Jornalista e Escritor.

Mas acima de tudo, um grande e verdadeiro BOÊMIO.
Um forte abraço, meu amigo, tenha a certeza de que estarei comemorando no horário e me contagiando com a alegria que estará no ar, com sua inesquecível gargalhada.
Agora, uma prosinha de leve para que outros conheçam o amor desse Cearense por Rondônia.



SOBRE PORTO VELHO
© by Silvio Persivo
"Quem não conhece Porto Velho, ao chegar, sente um choque.
É uma cidade grande, ao mesmo tempo, que ainda parece em construção com seu ar de inacabada e, em certos pontos, a feiura de casas que não se explicam dada a improvisação. Não há meio termo quando se vive na cidade: ou se ama ou se odeia. Porto Velho, como filha da mistura das raças e costumes, cosmopolita por natureza abandonou de vez os preconceitos. É um lugar onde tudo se torna velho rapidamente; onde a novidade dura uma semana. As pessoas muito organizadas fogem ou ficam loucas - única forma de se integrar à descontração dos costumes locais.
De certa forma é preciso se ter um pouco de loucura para se amar a babel que forma a beleza da cidade. Mas há amor sem uma pitada de loucura? E amar Porto Velho tem seus prazeres: o pôr de sol no rio Madeira, o prazer de comer um tambaqui, um dourado, um tucunaré, peixes sem igual, uma música que sempre surge nos lugares mais inesperados, os churrascos, os amigos, que vêm e vão, um calor na alma, que se agrega ao calor natural, e torna o amor melhor.
Porto Velho tem como símbolo as Três Marias, três caixas d'agua remanescentes da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Nenhum outro símbolo poderia ser melhor porque demonstra, de forma clara, sua disponibilidade para receber quem, além das aparências, aprende a amar a menina-moça carinhosa que se esconde por detrás da aparente falta de graça."

LANÇAMENTO DE LIVROS
“Uma noite inesquecível no Public Haus

Amanhã é o dia D. No Public Haus, uma das melhores casas da Amazônia e de Porto Velho, acontece um evento inédito que, além de reunir todos os jornalistas do Estado num jantar patrocinado pela Escola do Legislativo e o deputado federal Nilton Capixaba em apoio ao lançamento do livro “O Candiru do Madeira- Dois Anos e ½ Tapando Buracos, haverá, logo em seguida, o lançamento também do novo livro de Silvio Persivo “Não Engula Sapo por Lula” com show realizado por artistas amigos de Sued Pinheiro e Silvio, como a cantora Alcireia, Gilson, Lito e outros convidados.O Candiru- Dois Anos & Meio Tapando BuracosO sucesso da coluna “O Candiru do Madeira” é indiscutível. A história do peixinho, casado com uma loirinha, a Tininha, com um neurônio e meio, que vive sempre com a geladeira pelada como uma musa da Play-Boy e vive pedindo um empreguinho, sem sucesso, a todos os políticos enquanto vive (mal) de bicos e tomando cachaça – em geral a Sapupara, apelidada carinhosamente de Cururu Stop- já se tornou uma das atrações da primeira página do Alto Madeira. No livro, lançado por Sued Pinheiro e Silvio Persivo, que fazem questão de dizer que o peixinho é uma criação coletiva, estão reunidas as crônicas relativas aos anos de 2003, 2004 e 2005, até março, que compreendem mais de quatrocentos e setenta páginas na qual predominam o humor e as excelentes charges de Alex, sem dúvida um dos melhores ilustradores de nossa terra. Sued Pinheiro conta que “Fazer o livro o Candiru é uma realização na medida em que os custos são muito altos e não se espera nem mesmo que dê retorno, mas, a luta é por criar um produto local, mostrar que podemos fazer um livro com qualidade e documentar parte da nossa história recente”. Frisando que sem a ajuda de muitas pessoas, como o deputado Nilton Capixaba, o deputado Carlão, o presidente da Fecomércio, Francisco Linhares, do CDL, Osvino Jurasecz, da Gráfica Primor e outros que não ocorreram na hora também frisou que espera poder fazer uma nova edição no futuro.

Noite Diz Persivo
Depois das dez horas está previsto o lançamento do novo livro de Silvio Persivo “Não Engula Sapo por Lula”. Segundo Persivo trata-se de um livro de ocasião que não seria feito sem o surgimento dos escândalos que cercam o governo Lulla da Silva e tem por objetivo, embora desenvolvido utilizando, na sua maior parte, as palavras e as ações de Lulla, promover o debate sobre a necessidade de modificar as instituições públicas brasileiras em especial para evitar que, no futuro, homens sem o devido preparo voltem a ocupar cargos públicos e utilizar, desabusadamente, a máquina pública para outros fins que não o bem-estar público. O livro de Persivo é muito interessante na medida em que faz um biografia de Lulla, sua luta para chegar á presidência, suas propostas antes de chegar , o itinerário de seu governo até janeiro de 2005, uma cronologia do Mensalão, as frases de Brizola sobre Lulla, o que Lulla disse no passado, antes de ser presidente, e o que disse como presidente e uma série de textos de análise de vários autores sobre o que foi, e continua sendo, o governo atual. Com fotos e fatos, alguns poucos divulgados, o livro é fácil de ler, didático, em algumas passagens divertido. No fundo, no entanto leva a uma profunda reflexão sobre a imediata necessidade da reforma política. Depois do lançamento Silvio & seus amigos irão comemorar o lançamento do livro e, que não teve oportunidade de fazer antes, o seu doutorado em Desenvolvimento Sustentável.”
(Texto publicado na página 3 do Alto Madeira de 07 de Dezembro de 2005).

Um comentário:

Saramar disse...

Luiz, vi o post do Sílvio e ainda briguei com ele porque ficou mudo sobre isso! Imagine, lançar um livro e não contar para todo o mundo virtual.

Fiquei encantada com isso. Ele é um homem talentoso e pelo que li aqui, uma pessoa maravilhosa, e ainda por cima, boêmio. Isso é a perfeição.
Estou torcendo para o sucesso do nosso amigo.