21 de março de 2006

O centenário de André Filho, autor de Cidade Maravilhosa

Em 2006, a comemoração do aniversário de 441 anos da cidade do Rio de Janeiro, no dia 1 de março, tem um gostinho especial. É que no dia 21 de março completam-se cem anos do nascimento de André Filho, compositor da marchinha Cidade Maravilhosa, hino oficial da cidade do Rio de Janeiro. Autor de sucessos inesquecíveis como Alô, alô..., imortalizado na voz de Carmen Miranda, André Filho compôs mais de 40 sambas e marchinhas, e tem importância fundamental para quem deseja conhecer a história da música popular no Brasil.

Versos – Carioca, Antônio André de Sá Filho nasceu em 1906 e aprendeu cedo a tocar instrumentos como violino, violão, bandolim e piano. Aos 13 anos, já fazia versos e iniciou a carreira musical cantando na Rádio Educadora. Em seguida, foi compositor, arranjador, locutor e autor de jingles em emissoras como as rádios Mayrink Veiga, Tupi e Guanabara.

Sucesso – Em 1929, suas músicas começaram a ser descobertas pelos grandes artistas. Data deste ano a gravação, pelo seresteiro Henrique de Melo Morais, da canção Velho Solar. Um ano depois, Carmen Miranda lançava um disco com o samba O meu amor tem e a marcha Eu quero casar com você. Ainda em 1930, Silvio Caldas gravava Nem queiras saber. Com Noel Rosa, André Filho compôs o samba Filosofia. E é dele também o clássico Alô, alô..., de 1934, gravado por Carmen Miranda e Mário Reis.

Hino – Cidade Maravilhosa, sua composição mais famosa, data de 1934. O próprio autor gravou-a com a então novata Aurora Miranda, a ainda desconhecida irmã de Carmen. No ano seguinte, inscrita no concurso de carnaval da prefeitura do Rio, ficou classificada em segundo lugar, mas, mesmo assim, logo tornou-se um sucesso. Tanto que, em 1960, Cidade Maravilhosa foi oficialmente decretada hino da cidade do Rio de Janeiro, sendo até hoje executada tanto nas cerimônias oficiais da cidade quanto nos bailes de carnaval. E sua letra encontra-se gravada na calçada do Maracanã.

Interno – A história de André Filho não foi feita apenas de sucessos e alegria. A partir dos anos 40, o compositor abandonou a carreira por conta de problemas psiquiátricos. Devido a uma crise nervosa, acabou passando mais de vinte anos internado no Hospital da Ordem do Carmo, afastando-se definitivamente da vida artística. Passou recluso os últimos anos de sua vida, morrendo em 2 de julho de 1974.



Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Vale a pena visitar o Alma Carioca, link ao lado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo meu Rio de Janeiro!!!!!!!!

Abs

Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

Anônimo disse...

Excellent, love it! » » »