5 de agosto de 2007

Ajude a escolher as Sete Maravilhas Naturais do Brasil

Ajude a escolher as Sete Maravilhas Naturais do Brasil


5 – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Clique nas imagens para ampliar



Primeiro os leitores do Mapa-Mundi escolheram as Sete Maravilhas do Brasil, feitas pelo homem. Agora é a vez de escolhermos as Sete Maravilhas Naturais do Brasil. Apresentamos aqui uma lista de 21 finalistas selecionadas pelos editores do site. Quem vai decidir as sete vencedoras é você.
Até meia-noite de domingo, 5 de agosto, você poderá votar. Para isso, basta enviar um comentário usando o botão abaixo do texto dessa matéria, ou clicando nesse LINK. No seu comentário, liste as suas sete maravilhas favoritas, indicando os nomes e/ou os números das candidatas que você quer ver incluidas entre as vencedoras. Você poderá votar em até sete candidatas de cada vez.

FINALISTAS:

1 – Torres, Rio Grande do Sul – Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, Torres apresenta areias brancas, mar perfeito para o surf e uma das paisagens mais dramáticas da costa brasileira.

2 – Cataratas do Iguaçu, Paraná - Formadas pelo Rio Iguaçu, elas incluem 275 quedas com altura média de 65 metros, numa largura de 4,8 quilômetros. Dentre os saltos mais bonitos está a Garganta do Diabo, com 90 metros de altura.

3 – Cascata do Caracol, Rio Grande do Sul - Despenca em queda livre de 131 metros por rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza. O parque onde está situada, fica a set quilômetros de Canela e oferece trilhas ecológicas. Uma escada de 927 degraus conduz à base da cascata.

4 - Praia Mole, Santa Catarina - Localizada a 15 quilômetros do Centro de Florianópolis, entre a Lagoa da Conceição e a Barra da Lagoa, tem areias macias, águas frias e é o point da moda na cidade.

5 – Ilha Grande, Rio de Janeiro – Cercada por águas verdes, coberta por densa vegetação tropical, cortada por trilhas que sobem pelo interior ou que levam em torno da costa, até maravilhosas praias.

6 – Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - Com sua altura omponente e forma significativa é a formação rochosa mais famosa da Cidade Maravilhosa, marcando a entrada da Baia de Guanabara. É alcançado via teleférico, primeiro até o Morro da Urca, de onde parte um segundo bondinho, que leva até o destino final, o topo do Pão de Açúcar.

7 – Armação de Búzios, Rio de Janeiro - Nos anos 60, uma visita da atriz Brigitte Bardot à região atraiu a atenção do mundo para a beleza de suas praias. Em pouco tempo, Búzios tornou-se o local predileto da sociedade carioca. Hoje recebe viajantes de todos os gostos e bolsos.

8 – Gruta do Salitre, Minas Gerais - No caminho para o distrito de Extração, esta imponente gruta de quartzito com aspecto de um castelo medieval chama a atenção de todos os visitantes, pela sua beleza única e por sua acústica perfeita.

9 - Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Sua porção brasileira tem cerca de 150 mil km2. Essa imensa planície, cortada por grande quantidade de rios, pertencentes à Bacia do Paraguai tem uma das floras e faunas mais ricas do planeta.

10 – Bonito, Mato Grosso do Sul - Uma das mais fascinantes áreas naturais de lazer aquático do mundo. Oferece várias cachoeiras, lagos, rios de águas cristalina, mais de 80 cavernas secas e inundadas, grutas, paredões rochosos e uma espetacular população de peixes e animais selvagens.

11 – Chapada dos Veadeiros, Goiás – Formada por rochas muito antigas, que lhe deram a fisionomia de encostas extremamente abruptas ao norte com suave declínio em direção ao sul e sudoeste, tem altitudes entre 600 a 1.650 metros. Seus rios formam belas cachoeiras, como a da Base do Salto, com 80 metros de altura. É habitada por várias espécies ameaçadas como onças pintadas.

12 - Chapada Diamantina, Bahia - De relevo montanhoso, tem picos com mais de 1.200 metros. Seu solo é drenado por rios, que formam saltos e cachoeiras. É lar de diversos gêneros de orquídeas e, na sua fauna estão capivaras, coatis, cutias, onças, suçuaranas e veados, além de pássaros como periquitos, curiós e araras.

13 – Praia do Forte, Bahia - Lindas praias de águas tranqüilas, pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato. É sede do Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas. Possui uma das mais antigas construções portuguesas do Brasil, o Castelo de Garcia D’Ávila (1551).

14 – Morro de São Paulo, Bahia - Belas praias, águas azuis cercadas por corais, paisagens de deixar o visitante encantado, o Morro é uma ilha de repleta de trilhas e escadarias que dão acesso às praias.

15 – Areia Vermelha, Paraíba – A ilha representa um fenômeno natural que só aparece em certos períodos do mês. A cor vermelha é devido às algas do fundo. Tem dois quilômetros de extensão e mar manso, protegido pelos recifes.

16 – Fernando de Noronha, Pernambuco - O arquipélago é famoso pelo verde-esmeralda do mar, habitado por golfinhos, tartarugas e tubarões; que contrasta com o azul do céu chapado e com a forma dramática de seu relevo.

17 – Jericoacoara, Ceará – Protegida por uma verdadeira cordilheira de dunas, a enseada tem sol quase todo o ano. Suas praias parecem não ter fim e suas águas são perfeitas para a prática do surf e do windsurf.

18 – Lençóis, Maranhão - Um dos mais impressionantes pedaços do litoral brasileiro, possui 155 mil hectares, com dunas de areias brancas e finas e lagoas de águas claras formadas pelo acúmulo de água das chuvas.

19 – Ilha de Marajó, Pará - Parte do maior arquipélago fluvial do mundo, a ilha fica na foz do Amazonas e é maior do que a Suíça. Um santuário ecológico, com grandes rebanhos de búfalos, florestas, praias de rio, lagos, igarapés e dunas.

20 – Floresta Amazônica, Amazonas - Maior celeiro de biodiversidades da Terra, possui cerca de 2 milhões de espécies espalhadas pelas matas de igapó, mata de terra-firme e matas de várzea. A altura das árvores chega a atingir 50 metros. Hoje, 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas pela medicina foram retiradas de suas plantas.

21 – Rio Amazonas, Amazonas e Pará – Estudos recentes provaram que o rio é ainda mais longo do que os 6.280 quilômetros antes computados, fazendo dele o maior do planeta em extensão e vazão de água. Sua largura média é de cinco quilômetros. Possui mais de sete mil afluentes.
Fotos: Divulgação



Não conheço todos, a escolha é difícil pela diversidade das belezas naturais do nosso Brasil...

Nenhum comentário: