24 de julho de 2005

Belém.... Falta apenas mais um final de semana



Já tem gente se preparando para o fim das férias, mas muitos ainda vão aproveitar os últimos dias

Amanhã inicia a última semana de julho. Quem está fora da cidade desde o primeiro dia do mês já pensa em retornar para se preparar ao trabalho ou estudo, mas há os que somente agora terão a chance de aproveitar o verão. E para esses, as praias estão à espera. O lema dos barraqueiros e hoteleiros é: “Quanto mais banhista melhor”. Opções não faltam, e o sol é fiel em ajudar a aproveitar os banhos de mar ou de rio.
Tradicional point do verão paraense, distante cerca de 70 quilômetros da capital, Mosqueiro não perde o seu charme apesar da movimentação de visitantes. É considerada uma das mais belas ilhas fluviais do Pará, com 21 praias de água doce e de ondas. Carananduba, São Francisco, Ariramba, Murubira, Porto Arthur, Chapéu Virado, Farol, Maraú e Paraíso estão entre as mais visitadas, cada uma no seu ritmo. Na praia, vale o bom peixe frito nas diversas barracas padronizadas, e antes de voltar pra casa o cheiro da tapioca da Vila é tentador.Os que gostam do sossego e são adeptos das caminhadas, podem desfrutar das áreas mais ecológicas, entre os igarapés e furos do interior da ilha, que abrigam comunidades que permitem conhecer, além de exemplares da fauna e da flora, a simplicidade da vida ribeirinha.
Encarar a distância e o engarrafamento típico de julho nas estradas não é motivo de desânimo aos freqüentadores de Salinas, que está entre os balneários mais badalados do Pará. Os veranistas que gostam de um banho de mar com águas mornas se esbaldam na praia do Atalaia, onde é difícil até identificar o carro na areia. Ganhando mais espaço nos roteiros de julho, os balneários de Marapanim - Crispim e Marudá - são opções. De natureza diversificada, o Crispim tem 16 quilômetros de praia com dunas, pés de ajuru, caju e flores do campo, além das áreas de mangue e dos lagos. Já Marudá é a mais urbanizada. O fluxo para esta praia forçou a empresa que explora a linha que sai de Belém a colocar ônibus extras. Descoberta pelos jovens, a ilha de Maiandeua, conhecida como Algodoal, virou point neste verão. Antes freqüentada apenas pelos aventureiros, a pequena vila de pescadores tem recebido milhares de visitantes.
(extraído do jornal O Diário do Pará)

Um comentário:

spersivo disse...

Lu,
Cê tá indo pra Belém? Pelos caranguejos acho que sim! Ò saudades de Mosqueiro! Ò saudades de olhar uma caboquinha do Pará! Agora seu Blog tá uma beleza, mano! Espero chegar ao seu grau de capricho,mas minha evolução em fotos tem sido lenta. O tal do Hello e do Picasa são duas pragas que ainda não aprendi a fazer funcionar bem. O primeiro então parece talhado para me fazer raiva. Silvio