17 de julho de 2005

Uma vida de palhaçadas


Carequinha festeja seus 90 anos de idade e 85 de profissão em apresentação na Praça Tiradentes

Élcio Braga
É do Carequinha que elas gostam mais. O palhaço mais querido pela criançada completa nesta segunda-feira 90 anos de idade e 85 de profissão. O artista comemorará a data com o respeitável público às 10h30, em show na Praça Tiradentes, no Centro. Perguntar se alguém vai deixar de rir é piada.
A festa do palhaço camarada começa com o esquenta preparado pelos colegas As Marias, Os Brothers, Cherém e Carequita, a caçula na arte da alegria, com 8 anos. Carequinha lança ainda o CD 90 anos de espetáculo, com 15 faixas de músicas bem-humoradas. Tanta festa o faz rir de orelha a orelha: a agenda está repleta de shows até dezembro.
Padrasto selou o futuro com fantasia no aniversário
Em 18 de julho de 1920, no aniversário de 5 anos, ele ouviu o padrasto, o apresentador Osório, sentenciar o seu futuro, depois de lhe colocar uma touca na cabeça: “De hoje em diante, você será o Carequinha”.
O destino se desenhava desde o seu nascimento, na barraca de um circo, cinco anos antes em Rio Bonito, numa das paradas do circo da família.
O palhaço fazia a criançada se escangalhar de tanto rir nas andanças pelo País. Ganhou destaque ao integrar a programação inaugural da TV Tupi, em 1951. A fama cresceu em 16 anos na televisão. Virou lenda nacional.
Foi aí que aconteceu o que considera uma das maiores emoções de sua vida. Ao desembarcar em Florianópolis, percebeu que mais de três mil crianças esperavam o palhaço. “Me maquiei rapidamente no avião. Quando saí, as crianças gritavam muito”, recorda.
Sem a maquiagem, ele é George Savalla Gomes: casado, quatro filhos, cinco netos e quatro bisnetos. Morador de São Gonçalo desde 1937, ele abandonou o terceiro ano de Direito para se dedicar exclusivamente ao circo. O palhaço mais famoso do Brasil preferiu o compromisso com a alegria.

Curiosidades
Nascimento: “Minha mãe era artista. Ensaiava sobre o arame quando sentiu as primeiras dores do parto. Nasci na barraca”.
Irmãos Savalla: os dois casais de irmãos formavam o grupo circense. Ele perdeu o pai quando tinha apenas 1 ano.
Prato preferido: “Gosto de comida de pobre: arroz, feijão, farinha, carne e batata frita.”
Santo: “Sou católico, devoto de Nossa Senhora Aparecida.”
Mania: “Futebol. Não perco um jogo na TV.”
Bozo: “Não era nem palhaço, mas um apresentador de TV pintado.”
Gerações: “A criança é sempre a mesma. Faço shows para crianças e adultos. Quantas vezes vi mamãe chorar ao se lembrar de mim nos programas da TV?”
Xuxa: “Inventaram que saí da TV Manchete por causa dela. Sai porque não agüentava mais gravação. Sempre fomos amigos.”
Herdeiro: “Meu substituto é Gabiroba, meu bisneto de 6 anos. Guarde bem esse nome. Vou lançá-lo”.

Copiado do jornal O Dia

2 comentários:

Elaine disse...

Carequinha é maravilhoso mesmo! Era uma época muito boa, onde os palhaços nos faziam rir com suas brincadeiras inocentes. Mas hoje quero pegar carona na pessoa do Carequinha que nos deu alegria e dizer que estou super feliz porque nosso Glorioso venceu, nos alegrou e nos deu esperança de irmos até a final.
Sds botafoguenses!
Elaine

Anônimo disse...

Enjoyed a lot! »