28 de julho de 2005

Viva o Brasil e seu povo...

Brasil ganha medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

O estudante paulista Gabriel Tavares Bujokas, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro na 46ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada entre os dias 8 e 19 desse mês, no México. A competição reuniu 532 jovens de 91 países e o brasileiro foi o único representante latino-americano a levar o ouro. O Brasil também ganhou uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

A competição é considerada a mais importante da área pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As provas envolveram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Gabriel obteve 37 pontos de um máximo de 42.
O Brasil participa da olimpíada desde 1979. Neste ano, teve uma equipe de seis estudantes. Quem escolhe os representantes brasileiros é o comitê da OBM, que há 27 anos organiza a competição entre estudantes dos ensinos fundamental (a partir da 5ª série), médio e universitário de todo o país.

Outro projeto que visa detectar precocemente talentos para a área matemática e científica e promover a melhoria do ensino é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição terá a primeira edição neste ano e avaliará quase 10,5 milhões de alunos de 31.731 escolas públicas, o que representa 52% do número total. Os estudantes de 5ª a 8ª séries e do ensino médio serão avaliados em duas fases: a primeira, marcada para 16 de agosto, é uma prova objetiva com 20 questões. A segunda, em 8 de outubro, será realizada apenas por 5% dos alunos que tiverem o melhor desempenho na 1ª fase. No dia 9 de novembro, será divulgada a lista dos premiados. Serão distribuídas 300 medalhas de ouro, 405 de prata, 405 de bronze e 30 mil certificados de menção honrosa aos alunos mais bem classificados.
fonte: O Globo online

Um comentário:

Elaine disse...

Eu já tinha lido essa notícia. Eu também acho essa olimpíada ótima!É um orgulho pra gente esses brasileirinhos. Ainda mais agora diante de tanta vergonha dos adultos governantes e politiqueiros.
Sds Botafoguenses.
Elaine