29 de novembro de 2006

A 'esperteza' vem de longe...

O CAFÉ NO BRASIL


O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial.

Palheta aproximou-se da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguindo conquistar sua confiança. Assim, uma pequena muda de café Arábica foi oferecida clandestinamente e trazida escondida na bagagem desse brasileiro.

gravura - Francisco de Mello Palheta
Francisco de Mello Palheta

Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas.



Um comentário:

doador disse...

estou leiloando meu rin e minha medula tbm,só q meu valor inicial seria 100.000.000 (cem mil reais),se tiverem afim mandem propostas p o meu e-mail: eusoudoador@hotmail.com tenho 28 anos e ñ tenho nenhum tipo de vicio,sou bem de saúde,ñ bebo e nem fumo. sei q é ilegal,+ ñ to fazendo nada de errado