7 de junho de 2007

Novo estudo mostra que lúpulo da cerveja reduz colesterol

"Benefícios foram constatados em freiras que ingeriram
regularmente a bebida sem álcool, mas que além disso
tinham uma vida regrada e alimentação balanceada


Mais uma pesquisa científica exalta os benefícios do consumo moderado de cerveja na redução dos riscos cardiovasculares. Esta agora foi feita pela Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação, financiada por uma associação da indústria cervejeira, e se voltou exclusivamente para os poderes do lúpulo, já que a bebida utilizada na pesquisa foi a cerveja sem álcool.

Para não ter dúvidas sobre as modificações que a intrudução do lúpulo poderia ter no organismo dos voluntários, a pesquisadora Victoria Valls, da Universidade de Valência, elegeu para a experiência um grupo de 50 freiras enclausuradas em três conventos da região, que levam uma vida regrada, com alimentação saudável e totalmente balanceada.

Comprimido de lúpulo pode ter o mesmo efeito

As freiras ingeriram, durante 45 dias, 400ml de cerveja por dia. Após um descanso de seis meses, voltaram a ingerir lúpulo, desta vez por meio de um comprimido diário da substância, durante mais 30 dias.

Comparados os exames clínicos e bioquímicos das freiras antes e depois da experiência, constatou-se redução média de 8% nos níveis de colesterol e redução ainda mais significativa de triglicerídeos, o que contribui bastante na prevenção de doenças cardiovasculares.

A conclusão da doutora Victoria Valls é que o consumo de doses moderadas de cerveja pode perfeitamente ajudar na prevenção das chamadas doenças da idade, que acontecem a partir da oxidação.

Mas ela lembra que estamos falando de cerveja sem álcool e de organismos que não sofrem outros tipos de agressões com dietas desequilibradas, ricas em gorduras e alimentos industrializados.

Um brinde!"

Copiado do JB Online, coluna Vital da Tania Neves

Um comentário:

spersivo disse...

Luiz,
Sempre disse que cerveja faz bem, mas melhora a sa[ude ainda mais com alcool e bons tira-gostos! O uisque s[o deixa o sujeito normal. De qualquer forma a grande verdade [e que quem náo bebe [e doente nem que seja do fig[ado! S.