23 de outubro de 2007

Crise na saúde.... (?)


'O médico usa o que dispõe para salvar o paciente', diz médico sobre uso de furadeiras em cirurgias nos hospitais públicos do Rio

Publicada em 23/10/2007 às 17h43m

Patrícia Sá Rêgo - O Globo Online, com informações da CBN

Cirurgia feita com furadeira. Foto de divulgação

RIO - O uso de furadeiras elétricas domésticas em operações na cabeça em hospitais públicos do Rio de Janeiro é uma prática usual, segundo o diretor da Câmara Técnica de Neurocirurgia do Cremerj, o neurocirurgião Aloysio Carlos Tortelly Costa. Em entrevista à Rádio CBN, ele afirmou, entretanto, que essa prática não representa uma irresponsabilidade ética, mas uma busca do médico em salvar a vida do seu paciente, dispondo de poucos recursos. Uma reportagem publicada nesta terça-feira no jornal "O Globo" trouxe a denúncia sobre a falta de equipamentos adequados nas cirurgias da rede pública .

" O médico no Estado do Rio de Janeiro não faz outra coisa a não ser improvisar a todo o momento, infelizmente "

- O médico no Estado do Rio de Janeiro não faz outra coisa a não ser improvisar a todo o momento. Infelizmente, ele tem que usar o que dispõe para salvar a vida do paciente - disse o médico.

Em entrevista ao site G1, o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), José Carlos Saleme, classificou a denúncia de sensacionalista.

- Acho que não é por aí que se resolve a questão. Precisa de uma investigação mais séria. Nunca vai ser com esse tipo de sensacionalismo, porque alarmar a população não ajuda em nada - disse o neurocirurgião.

Segundo as denúncias, os quatro hospitais estaduais com setor de neurocirurgia na Região Metropolitana - Azevedo Lima, em Niterói; Saracuruna, em Duque de Caxias; Rocha Faria, em Campo Grande; e Getúlio Vargas, na Penha - além do municipal Souza Aguiar, no Centro, só contam com furadeiras elétricas para a abertura de crânios. Juntas, essas unidades fazem uma média de 125 operações neurológicas por mês.

Para o presidente da Comissão Municipal de Saúde, o vereador Carlos Eduardo (PSB), essas denúncias representam mais um capítulo da falta de gestão da saúde do Rio. O vereador disse em entrevista à CBN que faltam equipamentos, recursos humanos e uma gestão eficiente na rede pública. Ele afirmou ainda que essas cirurgias colocam em risco os pacientes e demonstram pouca humanidade, já que podem causar seqüelas graves, além de riscos de infecções e de hemorragias.

" Não podemos admitir que, dentro de um orçamento bilionário das secretarias estadual e municipal, se concebam neurocirurgias feitas à base de furadeiras "

- Não podemos admitir que, dentro de um orçamento bilionário das secretarias estadual e municipal de Saúde, de mais de R$ 4 bilhões, no século XXI, na época do genoma, se concebam neurocirurgias feitas à base de furadeiras e maquitas - afirmou.

Segundo o subsecretário estadual de Atenção à Saúde, Carlos Armando Nascimento, esses equipamentos devem ser trocados por outros mais modernos. Mas ele afirmou, durante entrevista à CBN que, havendo cuidado na esterilização do equipamento, não se causam danos ao paciente. Segundo Nascimento, que é clínico geral, não há relatos de seqüelas provocadas por esse tipo de prática.

4 comentários:

Anônimo disse...

isso não é sistema de saúde, é de extermínio.
os médicos da saúde pública são heróis.

spersivo disse...

Luiz,
Pergunta para este Armando se teria coragem de usar furadeira na mãezinha dele? Que falta de bom senso! È vergonhoso este sistema de saúde quase de 1º mundo do nosso Grande Timoneiro! S.

Saramar disse...

Luiz, se no Rio é assim, imagine no resto do país.
Que absurdo!

beijos

Anônimo disse...

Eu não sei pq vcs estão achando isso um absurdo...Aqui em Brasília não se vê uma manifestação contra o Governo, o mesmo Governo que tira dinheiro da Saúde e para completar o mínimo Constitucional tem que juntar com o Bolsa Familia (Relatório do TCU 2005)....Os CARAS PINTADAS estão velhos e mortos, tanta CPI, tanta corrupção e nada...IXI me esqueci neh, para O POVO AGIR precisa da Rede Globo por trás....Então vamos continuar no pão (bolsa familia) e circo (Novela das 8h)....E sem reclamar viu....