A Humanidade está duas doses abaixo do normal... meu Botafogo ainda me mata do coração... e a Vida é bela...
17 de dezembro de 2006
A T E N Ç Ã O
Eu tenho filhos na faixa de dez a doze anos. Temos conhecimento que existe um modismo de beijar em festas e encontros, quanto mais beijar, melhor... Precisamos ficar atentos e esclarecer aos nossos filhos os perigos que correm. Vejam a reportagem em "O Dia" de hoje:
Saiba mais sobre a febre que vem do beijo
Rio - O ator Thiago Fragoso, o Marcos da novela "O Profeta", ficou em casa de molho por alguns dias devido a uma virose conhecida como “febre do beijo”. A mononucleose, nome científico da doença, tem esse apelido porque atinge principalmente jovens entre 15 e 25 anos e é transmitida através da saliva, de relações sexuais ou pelo sangue.
A “febre do beijo” é uma doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr. A transmissão ocorre, principalmente, no período de incubação, que dura de 30 a 45 dias. Os sintomas são facilmente confundidos com os de outras infecções virais.
Na primeira fase da mononucleose, os sintomas costumam durar uma semana. Já na segunda, mais aguda, pode ocorrer o aumento do fígado e baço, entre outros sintomas. Por isso, é importante que o paciente procure um médico para esclarecer o diagnóstico, feito por exame de sangue, e assim evitar possíveis traumas nesses órgãos depois de ter contraído a doença.
Remédios aliviam sintomas
A cura vem com o tempo.Não existe nenhum remédio contra o mal, e o tratamento, com antitérmicos, analgésicos e antiinflamatórios, serve apenas para aliviar os sintomas. São recomendados repouso, comidas leves e muito líquido. Além disso, os exercícios físicos estão proibidos ao paciente.
Como não existe vacina para prevenir a “febre do beijo”, é importante que as pessoas tomem alguns cuidados com pacientes infectados. Se não for possível evitar o contato, tenha atenção com a higiene.
Fique atento aos principais sintomas da mononucleose
Primeira fase da doença (mais leve):
- mal-estar- dores de cabeça
- dores musculares
- dores de barriga
- falta de apetite
- cansaço
Segunda fase da doença (mais aguda):
- inchaço dos gânglios (pescoço e, às vezes, axilas e virilha)
- dores de garganta
- febre moderada (temperatura entre 38 e 39 graus, mas persistente)
- inflamação do fígado
- hipertrofia do baço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Viva Luíz:
Recomenda-se o uso do preservativo... na língua.
Boa semana.
Um abraço,
Postar um comentário