9 de agosto de 2006

Câmeras em celulares ajudam bandidos

Por Rodrigo Martin de Macedo


Assaltantes em Port Elizabeth, na África do Sul, estão usando câmeras embutidas em aparelhos celulares para escolher e marcar suas futuras vítimas.
De acordo com o jornal The Herald, bandidos de dentro de bancos observam e fotografam clientes que pareçam estar carregando grandes somas em dinheiro. A fotografia é passada via celular para outro assaltante que espera do lado de fora.
A vítima então, é pega de surpresa e roubada. "Dessa maneira a pessoa não sai do banco sendo seguida, fato que gera pouca suspeita", alertou o capitão Verna Brink, porta-voz da polícia local. Segundo o policial, a última pessoa a ser vitimada pela nova modalidade de crime foi o ex-técnico de hóquei Brian Hibbert, roubado quando saía do banco Absa, em Walmer Park.
O roubo durou apenas 17 segundos, foi perpetrado em local afastado do banco por dois homens armados com revólver e facas. Brian, que agora vive em Londres, estava de visita em Port Elizabeth e recebeu três facadas na mão direita. Outra mulher foi vítima há alguns dias, embora nenhum detalhe a respeito tenha sido dado. Até o momento, não houve prisões relativas aos casos.
Para Ronald Koll, diretor e gerente geral de operações da polícia, os bancos precisam urgentemente intensificar a política de proibir o uso de tais aparelhos dentro de suas dependências.



A tecnologia evolui e o crime também.
Muitas das vêzes reclamamos quando a porta giratória dos bancos bloqueiam nossa passagem por chaves, moedas e celulares.
Pense bem antes de reclamar.
Não se esqueça de agradecer ao atendente quando ele pede sua identidade na hora da utilização do cartão de crédito. Principalmente quando você não assina o cartão e escreve no espaço: "Exigir identidade".



3 comentários:

Kafé Roceiro disse...

É dureza a gente ter que viver pensando qual será a próxima peripécia do filha-da-mãe que vai assaltar. Desculpe o palavrão exacerbado, mas é que realmente não consigo me conter quando o assunto é violência.
abraços,
Kafé.
Estou com todos os dados e a foto da Elizabeth MCGovern para postar o seu filme predileto, mas ainda não é a foto ideal. Não me convenceu ainda.
Paciencia sei que você tem!

Saramar disse...

Meu querido amigo, boa tarde.

Já viu como os bandidos sempre parecem estar um passo à nossa frente?
Deve ser porque não trabalham, como certos políticos.

Beijos

Al Berto disse...

Viva Luíz:

É isso, há que colocar dificuldades aos bandidos, há que ser imaginativo.
Só não compreendo essa de receber importâncias em público...afinal toda a gente paga por cartão Multibanco.

Um abraço,


Novo artigo no EG.