10 de janeiro de 2007

Foi escolhido o Hino da Cidade de Belém - PA

Após quase três meses, a cidade conhece os vencedores do concurso que escolheu o hino de Belém. Ao exaltar a fauna, mencionar o Círio e o Ver-o-Peso, o compositor Eduardo Neves foi o vencedor da letra que tem como título: Hino da Cidade de Belém. 'Eu pesquisei bastante. Busquei conhecer os elementos mais fortes da nossa região. Ter feito parte do processo e ter meu nome ligado à história da cidade que amo, não há como explicar. Seria como tentar falar do amor por alguém. Teria que fazer uma grande declaração', disse entusiasmado Dudu Neves.

No caminho das notas musicais desde a infância, o músico Luiz Pardal é o dono da melodia dá ritmo ao hino. 'Eu procurei seguir o regulamento que deixava claro que o ritmo deveria ser melódico e simples. Fiz dentro da inspiração que a letra me trouxe a melodia e o meu maior prêmio é, a partir de agora, fazer parte da história da cidade que tanto amo', ressaltou Pardal. Fonte: Portal ORM




Hino da Cidade de Belém
(Eduardo Neves / Luiz Pardal)

Sobre o verde berço da floresta
Onde brota fauna e flora tão vibrante
Nasceste tu, minha Belém
Entre o leve alento dos igarapés
E agrados de rios afluentes

Junto aos pés do Fortim do Presépio
Naquela distante Feliz Lusitânia
Entre índios, brancos e negros
Gerou-se o forte gen do teu povo
Essência do sangue cabano

Cidade morena do cheiro-cheiroso
És o elo entre o rio e a floresta
Solo fértil que arde imenso saber
Círio e fé na alma do teu povo
Vale Ver-o-Peso em festa

És o portal da Amazônia
A Cidade das Mangueiras
Na Bandeira Nacional
Brilhas Belém, na primeira estrela



Experimentem escutar "Bom Dia Belém"... eu acho que é o verdadeiro Hino de Belém, mas não escutei ainda o Hino escolhido.

"Bom Dia Belém" me emociona.

Nenhum comentário: