12 de janeiro de 2007

Parabéns Belém, são 391 anos...

BELÉM DO PARÁ

BEMBELELÉM
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém
Viva Belém!
Cidade pomar
(Obrigou a policia a classificar um tipo novo de delinqüente
O apedrejador de mangueiras)
Bembelelém
Viva Belém!



Belém do Pará onde as avenidas se chamam
Estradas:
Estrada de São Jerônimo
Estrada de Nazaré
Onde a banal
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca de todas as cidades do Brasil
Se chama liricamente
Brasileiramente
Estrada do Generalíssimo Deodoro
Bembelelém
Viva Belém!

Nortista gostosa
Eu te quero bem.
Terra da castanha
Terra da borracha
Terra de biribá bacuri sapoti
Terra de fala cheia de nome indígena
Que a gente não sabe se é de fruta pé de pau ou ave de plumagem bonita.
Nortista gostosa
Eu te quero bem.
Me obrigarás a novas saudades
Nunca mais me esquecerei do teu Largo da Sé
Com a fé maciça das duas maravilhosas igrejas barrocas
E o renque ajoelhado de sobradinhos coloniais tão bonitinhos
Nunca mais me esquecerei
Das velas encarnadas
Verdes Azuis

Da doca de Ver-o-Pêso
Nunca mais
E foi pra me consolar mais tarde
Que inventei esta cantiga:
Bembelelém
Viva Belém!
Nortista gostosa
Eu te quero bem.


(Manuel Bandeira - Belém, 1928)
(Gravuras de Paulo Guimarães, Edmundo d'Oliveira e Eron Teixeira)


Belém onde nasceram dois filhos, onde vivi muitos Círios e onde fui muito feliz. Voltarei...



4 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, ser paraense de coração é ralado mesmo,né ? Eu também tô aqui na maior emoção, se pudesse botava a cidade no colo,sufocava-a com o meu carinho de filha adotiva,ou saía voando como uma sílfide fazendo-lhe homenagens de bailados inesquecíveis em cada um dos seus logradouros que nos preenchem a alma.A edição de ambos os jornais, ontem, uma beleza.As fotos´nos deixam com vontade de mandar pra vocês (vocês inclui o Persivo)Reportagens muito boas.E maravilha das maravilhas, meu temporão está completando 23 e 12 meses hoje.Já saboreei maniçoba por vocês dois (LC + P) no almoço...Grande abraço grato da mana Lili Belém Mosqueiro

spersivo disse...

Luiz,
A Li quer nos matar!Só de falar em maniçoba já me martiriza! Ah! Belém dos meus amores, da minha vida, de pecados e inocências! Quanta saudade! S.

Anônimo disse...

viva bernal do couto rua onde passei minha infância.. amo essa terra

Saramar disse...

Luiz, fiquei tão emocionada!
Que lindo post, meu amigo!
Ah! eu já ando há tempos encantada por Belém, por sua causa.
E agora, pronto, estou totalmente apaixonada.
Lindo, lindo demais.

beijos