30 de janeiro de 2007

O Governador é aliado do Presidente, fazer o quê!!!

O Dia Online

30/1/2007 14:54:00

Jovem em trabalho de parto morre após procurar atendimento em quatro hospitais

Enterro será às 17h no Cemitério Tanque do Anil, em Caxias


Maria Mazzei


Rio - Depois de 20 horas de peregrinação, Joana Gomes de Almeida, 17 anos, morreu no Hospital do Andaraí, Zona Norte, por volta de 1h desta segunda-feira. Grávida de nove meses, ela percorreu, acompanhada da avó, três maternidades, não conseguindo atendimento adequado. Somente às 17h de domingo deu entrada na unidade, porém, muito debilitada mãe e filho não resistiram.

Joana saiu de casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, às 5h de domingo e de ônibus seguiu para o Hospital Maternidade Xerém. Na unidade não havia anestesista e a adolescente foi encaminhada de ambulância para o Hospital Municipal de Duque de Caxias.
Segundo parentes, Joana apresentava sinais de falta de ar e sentia fortes dores, chegando a perder a consciência algumas vezes. Apesar de seu quadro de saúde, ela foi levada por funcionários para uma sala, onde deveria aguardar até que as contrações ficassem mais fortes e pudesse ter um parto normal.

As horas foram passando e Joana não quis mais ficar no hospital. Sua avó e uma tia resolveram levá-la, então, para o Hospital Maternidade Pró-Matre, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Segundo a clínica, ela chegou com cólicas, foi medicada e liberada. Familiares dão outra versão. Eles alegam que uma médica teria informado que só poderia atender a jovem se a criança já tivesse nascido.

Um rapaz comovido com o drama de Joana pagou um táxi para leva-la até o Hospital do Andaraí, onde a jovem mãe deu entrada às 17h. Por volta das 0h30 foi levada para a sala de parto, mas, muito enfraquecida, não teve condições de ter um parto normal. Os médicos resolveram fazer uma cesariana de emergência, verificando durante a cirurgia que a criança já estava morta. Joana também não resistiu e morreu em seguida.

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias informou que Joana chegou ao Hospital Maternidade Xerém reclamando de cólicas. Médicos a examinaram e constaram que não estava em trabalho de parto. Ela foi encaminhada de ambulância para o Hospital de Duque de Caxias para fazer exames mais detalhados.

O enterro está marcado para as 17h desta terça-feira no Cemitério Tanque do Anil, em Duque de Caxias.



E a saúde no Brasil beira a perfeição? Os mesmos problemas, mortes previsíveis, descaso total.
E tudo fica como está, afinal estamos acostumados e cientes de que "é a vida"...

Nenhum comentário: