16 de fevereiro de 2007

Foi-se o Rei dos Sedentários, que pena!!!

Morre aos 93 anos Robert Adler, inventor do controle remoto


Robert Adler, 93, um dos inventores do controle remoto, morreu nesta quinta-feira de parada cardíaca em uma casa de repouso da cidade de Boise (Estado de Idaho), informou a Associated Press nesta sexta-feira.


Adler, ganhador do prêmio Emmy, ao lado de seu companheiro e engenheiro Eugene Polley, foi responsável pela invenção da ferramenta que possibilitou a troca dos canais da televisão sem que o telespectador tenha de sair do sofá.

Durante seus 60 anos de carreira na a empresa Zenith Electronics Corp., Adler foi um inventor dedicado, ganhando mais de 180 patentes americanas, sendo a mais conhecida, seu controle remoto de 1965, o Zenith Space Command --o qual fez da TV um dos mais sedentários passatempos.

Em 1997, a "National Academy of Television Arts and Sciences" premiou Adler e o co-inventor Polley, outro engenheiro da Zenith, com um Emmy pelo marco da invenção.


Em entrevista exclusiva à Folha, no ano de 1997, Adler, então com 86 anos, contou como chegou à invenção. "Para mim, parecia muito lógico. Se você quer desligar a luz em sua sala, você não tem de subir em uma escada e tirar a lâmpada do bocal. Você tem um botão na parede que faz essa função. Parecia óbvio que as pessoas pudessem mudar de canal e de volume de onde elas normalmente assistem TV, ao invés de ter de se levantar."

Adler entrou para a equipe de pesquisadores da Zenith em 1941, depois de defender seu doutorado em física na Universidade de Vienna. Ele aposentou-se como vice-presidente, em 1979, atuando como consultor técnico até 1999, quando a Zenith fundiu-se com a LG Electronics Inc.


Uma das mais recentes aplicações de suas patentes foi divulgada dia 1º de fevereiro pelo "U.S. Patent and Trademark Office", em referência aos avanços da tecnologia de tela sensível ao toque (touch screen).


Os obesos e preguiçosos agradecem a sua contribuição...



Nenhum comentário: