8 de abril de 2006

Ainda repensando nosso Brasil...

Alertado pelo Alexandre, continuo a colocar minha posição frente ao comportamento da mídia e autoridades com relação à inversão de valores.

Durante bastante tempo fomos orientados a não reagir a assaltos, a avisar ao assaltante o que estamos fazendo e agir com cautela, a andar com dinheiro no bolso para evitar que o assaltante fique com raiva, enfim, fomos orientados a ficarmos passivos durante o assalto.
Não é minha pretensão dizer o contrário, que devemos reagir, o que quero é deixar claro que os criminosos também vêem televisão e lêem jornais. A audácia atualmente praticada pelos assaltantes é tamanha, já partem do pressuposto que a sociedade está avisada e deve deixar a coisa fluir normalmente. Prá que ficar com essa publicidade que somente o assaltante leva vantagem. Qualquer ser vivo, é instintivo, luta para preservar sua vida e foge quando está em desvantagem. Prá que tirar o fator surpresa que deixava o criminoso na dúvida.

Outra coisa é falar em Direitos Humanos para os criminosos. Claro que não precisam ser tratados como bichos, devem ter uma atividade educadora e produtiva para pagar pelos seus erros, mas justificar seus atos como desequilibrio social é demais. Foi isso que originou a celébre frase dos meninos que pedem esmola em sinais: "Poderia estar roubando mas estou só pedindo".
Tenho visto a audácia nos assaltos aqui no Rio, com substancial aumento da sensação de impunidade. Falam abertamente em atacar quartéis, cabines de Polícia, carros e rondas. Posam para fotos sempre com menores ao lado para enfatizar a desigualdade social.
Pagamos e caro para o Governo manter uma política social e educacional e aí o Governo trata os benefícios como esmola. Através de uma política paternalista permite, entre outras coisas, que os pais façam vista grossa no trabalho dos seus filhos menores junto ao tráfico. Sabem que se forem pegos terão o Estatuto que os livrarão de penas correspondentes aos crimes praticados.

Porque não punir os pais com suspensão das "esmolas" governamentais e obrigar a serviços comunitários, respondendo pelos erros dos filhos menores. Se colocaram no mundo são responsáveis até que completem a maioridade.
Chegam ao cúmulo de ridicularizar a Polícia com acusações falsas de chachinas e covardias com traficantes, de serem responsáveis pelas balas perdidas. Claro que existem distorções mas a generalização das acusações e banalização da Polícia só dá vantagem para os criminosos. Isso vale também para a mídia.

Outubro está chegando.
Comente com que estiver ao seu alcance sobre as maracutais dos políticos, sempre citando os nomes e fatos.
Os governantes e suas políticas sociais, de segurança e referentes à qualidade de vida da população. O que está sendo feito, de bem e de mal, sempre com nomes.
Vamos demonstrar nossa indignação e escolher pessoas comprometidas, de preferência novatos na vida pública. Vamos tentar começar tudo de novo, se vai levar uma ou mais décadas, vamos dar o primeiro passo, vamos amadurecer...


Exemplo de inversão de valores:

A Assembléia do Rio acaba de aprovar uma anistia de 90% dos valores das multas e IPVA atrasados. Acabei de pagar o meu IPVA e fico sabendo que se atrasasse um ano só pagaria 10% do valor total. É mole?

Um comentário:

Alexandre, The Great disse...

Luiz Carlos. Eu também penso dessa forma, como na fábula do beija flor e o incêndio da floresta, não adianta fugirmos ou apenas ficarmos reclamando: cada um tem que fazer a sua parte.
E vc, meu amigo, está fazendo a sua.

Um abraço e bom domingo no Maraca!