7 de abril de 2006

Precisamos repensar o nosso Brasil...


Copiado do blog do Claudio Weber Abramo, A COISA AQUI TÁ PRETA:

"Horror
Pedindo desculpas antecipadas aos eventuais visitantes, reproduzo abaixo texto de e-mail proveniente do esgoto e que está circulando.

DE MÃE PARA MÃE
Hoje vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos.
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho.
Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo.
Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual.
Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma videolocadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...
Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranquila viu?.... que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem, tá?

Circule este manifesto! Talvez a gente consiga acabar com esta inversão de valores que assola o Brasil!
Direitos humanos são para os humanos!!!!!!!!!!!


Como, evidentemente, a carta é apócrifa (é claro que não foi nenhuma mãe que a escreveu), fica-se imaginando quão doentia deve ser a mente (e a postura ideológica) de quem produziu tal coisa. Com absoluta certeza, é alguém que despreza igualmente as mães pobres com filhos enterrados em cemitérios de periferia.
Reproduzo a mensagem só para lembrar que há pessoas por aí capazes de tudo, desculpando-me, de novo, por tê-lo feito." Comentário do Claudio Abramo

6 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, bom dia.
Am ente humana é realmente capaz de muita sordidez.
Às vezes, queria ser bicho.

Beijos e um ótimo final de semana.

Alexandre, The Great disse...

Não entendi sua postura, Luiz Carlos.

Se a carta fosse verdadeiramente de quem diz que é, sua opinião seria outra?

Tá estranho...

Luiz Carlos FS Marques disse...

Alexandre, o comentário é cópia do Claudio Abramo e a opinião é dele, não fiz nenhum comentário.
Realmente ficou no vazio a minha intenção. Eu queria postar um e-mail que tambem recebi sobre inversão de valores, com assassinatos de policiais porém as fotos são fortes e eu estava procurando alternativas e passei em branco.
Valeu, mas minha intenção é uma serie de comentários sobre inversões de valores e repasse de culpabilidade de forma hierarquica.

Alexandre, The Great disse...

Correto. Então digo que não entendi a postura do Cláudio Abramo (nenhuma novidade nisso).

Quanto a inversão de valores estarei postando brevemente algo relativo ao tema.

Boa Sorte para o Fogão!

Anônimo disse...

1) Surpreeende-me que haja dúvidas quanto à intenção que tive ao reproduzir (e comentar) a tal mensagem em meu blogue, dado que foi explicitada. A menos que eu esteja escrevendo em outro idioma que não o português, não há muito terreno para especulações.

2) Tenho curiosidade em compreender o que se quer dizer com "digo que não entendi a postura do Cláudio Abramo (nenhuma novidade nisso)". Agradeceria se o comentarista em questão pudesse esclarecer, de forma a, talvez, reformar meus hábitos de escrita para me tornar mais compreensível.

Alexandre, The Great disse...

Resposta:
"Como, evidentemente, a carta é apócrifa (é CLARO que não foi nenhuma mãe que a escreveu), fica-se imaginando quão doentia deve ser a mente (e a postura ideológica) de quem produziu tal coisa. Com absoluta certeza, é alguém que despreza igualmente as mães pobres com filhos enterrados em cemitérios de periferia."

1)O texto não deixa "claro" que não foi nenhuma mãe que o tenha escrito, portanto a afirmação acima trata-se, segundo se depreende, uma elucubração do autor.

2)quanto a minha afirmação -"digo que não entendi a postura do Cláudio Abramo (nenhuma novidade nisso)" - não se precisa avançar além do entendimento do que o próprio texto diz: nenhuma novidade existe no meu desentendimento da proposta, haja vista que já não havia entendido anteriormente quando imputei a interpretação da "carta" ao LCMarques. Qualquer conotação fora desta será fruto da interpretação própria de cada um.

Atenciosamente,

Alexandre