6 de julho de 2006

Marmelada?

No sul de Minas, conhecemos o marmelo, uma saborosa fruta.
Você vai conhecer agora a história do marmelo, uma fruta que, no século passado, foi muito usada para fazer a famosa marmelada.
Hoje, o doce já não é tão consumido e a fruta quase desapareceu.
A cidade de Delfim Moreira, no sul de Minas Gerais, com apenas oito mil habitantes, já foi a maior produtora do marmelo. Toda a economia girava em torno da produção da fruta e das fábricas de doces.
O marmelo é uma fruta típica da Ásia. Foi levada para o sul de Minas em meados do século 18 e se adaptou muito bem ao clima frio da Serra da Mantiqueira. Na década de 80, Delfim Moreira era responsável por 80% da produção nacional da fruta.
Havia dois milhões de pés em produção; as safras que chegavam a 13 mil toneladas. Nos terrenos íngrimes, as frutas eram transportadas por animais.
Com a queda no consumo da marmelada (doce feito com marmelo e açúcar), o marmelo começou a ser importado de outros países da América Latina.
Hoje, na cidade, há poucas lavouras. São apenas três hectares de marmelo que produzem nos meses de janeiro e fevereiro cerca de 20 toneladas da fruta.




Os acontecimentos políticos nos ultimos tempos motivaram a disponibilização de informações sobre o tradicional doce e sua origem, não vamos confundir com a 'marmelada' que estão nos obrigando a engolir. Por falta de atitude, nossa!
E vamos às urnas...

3 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Excelente post, Luiz Carlos!

Contudo o maravilhoso doce não merecia seu metafórico emprego para algo tão amargo, não é verdade?

Amplexos,

Kafé Roceiro disse...

Oi amigo,
Tudo bão?
Esse doce é cá das minha banda, sô!
Pena que está em extinção. rsrs.
No mais, também não entendo por que as pessoas falam que deu "marmelada" quando algo deu zebra.
Gostei muito!
Inté,
Kafé.

Anônimo disse...

Luiz, meu pai, impoluto funcionário público (Correios e Telégrafos) adorava marmelada, e era constante a presença desse doce na nossa mesa.Sabor muito mais suave que o da goiabada, é uma pena que tenha caído em desuso.Bom que você trouxe-o de volta à memória das pessoas e me adiciono aos que protestam contra o uso da palavra marmelada para significar as bandidagens dos políticos e "afins".Bela inclusão no seu blog.Lila