5 de julho de 2006

Os segredos para a nota 10

Escolas da Região Serrana que brilharam na avaliação dão aula de criatividade e dedicação

Francisco Edson Alves
.
Rio - Soluções simples, porém criativas, são o segredo do sucesso das duas escolas de Ensino Fundamental da rede estadual do Rio que se destacaram no Prova Brasil. Conforme O DIA mostrou com exclusividade sábado, estímulo às turmas e dedicação de professores garantiram às unidades as maiores notas de Português e Matemática em todo o País. Os alunos do Ciep Professor Guiomar Gonçalves Neves e do Colégio Januário de Toledo Pizza, ambos na Região Serrana, bateram quase 2 milhões de crianças da 4ª série que se submeteram à avaliação do MEC. Outro 1,3 milhão pertence à 8ª série.
Segundo os diretores, não há estratégia pedagógica especial. Alunos e professores se esforçam para manter o ensino de qualidade. Em Português, crianças aprendem mais participando de concursos e de campanhas e transformam aulas em peças e números de dança ou paródias, a partir de temas baseados em livros.
.
TAMPINHAS E GRÃOS
Outro segredo são os torneios de redação dentro e fora da escola. No Ciep Guiomar Neves, em Trajano de Morais, quem bate o recorde de leitura de livros num período ganha medalhas ou materiais escolares.
Já nas aulas de Matemática, professores utilizam tampinhas de garrafa, grãos de milho, embalagens, jornais e sementes de plantas para ensinar os alunos a fazer contas. “Há mais de 10 anos levamos ao pé da letra o velho ditado de que na natureza nada se perde, tudo se transforma”, comenta o diretor do Ciep, Elielton Riguetti.
No Januário Pizza, em São Sebastião do Alto, professores ainda dão aulas de reforço, sem remuneração, fora dos horários de aulas para quem tem dificuldades. “As crianças precisavam de algo mais para se interessar, além da forma tradicional, de apenas copiar do quadro. Adotamos idéias simples, que funcionam”, comenta o diretor Antônio José Gaio.
.
SUCESSO COMPROVADO
Gaio cita os concursos de poesias e de redação, julgados por professores aposentados, na presença de pais e amigos. “As crianças ganham gosto pela leitura a partir do momento em que ele é elogiado na comunidade, quando seu nome é exaltado”, justifica o diretor.
A trajetória de sucesso do Ciep Guiomar Neves é extensa. Ano passado, a unidade foi uma das 35 que obtiveram o nível máximo no Programa Nova Escola, do estado. Receberam R$ 5 mil. “Compramos TV, máquina digital e aparador de grama”, lembra Riguetti.
Fonte: O Dia
.
.
.
Simplicidade nas ações, criatividade e principalmente amor pelo que faz. Depende de atitude dos professores, comprometimento com a profissão e missão que escolheu.
Independente de credo religioso, sinto que a falta de Educação Religiosa tirou o maior ensinamento das crianças, "amai o próximo como a si mesmo", "não faça com os outros aquilo que não quer que façam contigo".
Evidente que a busca por melhor remuneração é uma constante em todos os segmentos, mas a greve atrapalha a seriedade da educação, quebra o ritmo e a motivação dos alunos.
O ensino fundamental merece toda a atenção. Uma boa base evitará que se discutam cotas e outras coisas no ensino superior.

3 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Também acho. Concordo plenamente com suas idéias!
Forte abraço,
Kafé.

spersivo disse...

Luiz,
É fundamental o esporte e a arte na escola. Em especial música. Não creio em educação sem arte e todo artista pode ser rebelde, mas não vi nenhum artista criminoso. Só para os podres poderes!S.

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
basketball camp College station medical center Interracial relationships on television Botox collagen Business cards stationery software professional basketball Washington wizard basketball tickets late deals and last minute