24 de julho de 2006

Quinua: o cereal do momento

O grande desafio da medicina tem sido descobrir meios de prevenir as doenças e não apenas formas de curá-las. Nessa linha de pesquisa, os alimentos são campo de extraordiárias possibilidades. E a ciência se esforça para comprovar muitas coisas que nossos avós sabiam intuitivamente. Hoje, por exemplo, o assunto de discussão é a Quinua, um cereal que foi até apelidado de “mãe dos seres humanos”, porque contém todos os aminoácidos essenciais. Saiba porque os especialistas sugerem que você inclua este alimento superpoderoso em sua dieta.

Na verdade, de novo a Quinua não tem nada. É um cereal cultivado há mais de 5.000 anos pelos incas, nos Andes, a uma altitude de mais de 3.500 metros. Os estudos mostram que era a base da alimentação dos habitantes daquela região do Peru. Mas ficou um pouco esquecido após o domínio espanhol, que favoreceu a destruição de muitos hábitos ancestrais dos camponeses da região andina.
Hoje, o cereal é produzido por mais de 20.000 pequenos produtores, apoiados pela Anapqui (Associação Nacional de Produtores de Quinua). A Quinua é típica da Bolívia, mas países como Peru, Equador, México e Estados Unidos têm uma pequena produção. O grande objetivo é conseguir chegar a um estágio de produção que permita grandes exportações e torne possível uma divulgação maior das qualidades do cereal.

O que a Quinua tem de tão especial?
O médico nutrólogo dr. Edson Credidio explica que o grande sucesso do cereal é o fato de ser incomparavelmente rico em proteínas e aminoácidos. "
É uma proteína completa e mais fácil de digerir do que a proteína da carne", ensina a dra. Gillian Mc Keith, autora do livro "Você é o que você come". A Quinua “é comparada ao leite materno e apresenta praticamente o dobro de proteínas das encontradas no milho e no arroz”, diz o dr. Credidio.
Planta exótica, que chega a medir 2,5 metros de altura, sua grande plumagem, encontrada nas cores preta, vermelha, alaranjada, branca, amarela e verde, enfeita os campos. A espécie mais estudada até hoje é a Quinua Real, também a mais comercializada. Foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, como um dos alimentos mais completos do planeta.
As proteínas contidas nesse cereal são responsáveis pelo rendimento e a elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e ainda estimulam a produção de enzimas e hormônios. Daí alguns estudiosos acreditarem que é uma ótima opção para prevenção de doenças crônicas, dentre elas o câncer de mama e alguns problemas cardíacos, por exemplo.
O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se esse vegetal também possui os chamados fitoestrógenos, que atuam no organismo da mesma forma como certos hormônios e que teriam a função de amenizar os efeitos da menopausa nas mulheres. Isso porque algumas pesquisas feitas com mulheres que vivem na região do plantio e que tem na Quinua sua principal fonte de nutrição mostraram que elas sofrem menos com problemas como a osteosporose. A constatação poderia ser um indicativo, mas não há estudos que comprovem a presença da substância no cereal.
Outra característica importante é o fato de a Quinua ser um cereal sem glúten e, por isso, pode ser uma boa alternativa para os celíacos (pessoas que são intolerantes às proteínas contidas no glúten). Serve como um substituto do trigo em receitas de pães, macarrão, biscoitos e farinhas.
O melhor da Quinua é que ela consegue agradar a todos. Além dos benefícios às mulheres, como citamos acima, crianças e atletas têm neste cereal um grande aliado. A lisina, um componente também presente no grão, está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, dos reflexos e da capacidade de aprendizagem e memória. Já para os atletas, o seu valor protéico ajuda na recuperação dos músculos e o fato de conter muito pouco colesterol e gorduras, faz da Quinua a alimentação perfeita para o corpo se manter nutrido diante de exercícios pesados.

A Quinua no Brasil...
Aos poucos, a Quinua vai conquistando os pratos dos brasileiros. É um pouco cedo para se falar em um produto agrícola nacional, mas o uso está se difundindo através da propaganda “boca a boca” dos que provaram a gostaram. Por isso, está sendo cada vez mais estudada.
No Brasil, a empresa Quinua Real Brasil (São Paulo), responsável pela introdução do cereal no país e pioneira em sua comercialização, já conta com 400 pontos de vendas. O empresário Clodomiro Carlos do Pinhal, responsável pela empresa, morou 12 anos na Bolívia e por volta do fim de 2004 trouxe a novidade para o Brasil.
Clodomiro explica que por trás do incentivo ao consumo está o Comércio Justo, que visa ajudar os produtores andinos que hoje vivem em condições precárias. Com muito pouco apoio externo, a região é hoje um lugar com altíssimo índice de pobreza. “Quem compra produtos deste tipo de comércio está ajudando a modificar uma realidade injusta”, diz ele.
A Quinua Real recebe o cereal já totalmente pronto no Brasil, da maneira como distribuem. Mas o grão pode ser consumido de maneiras diferentes, que variam de acordo com a criatividade. Aqui vão apenas algumas dicas de preparo, mas a Quinua, como boa mãe, está aberta a improvisações...
- A Quinua em flocos pode ser consumida como qualquer outro cereal, com iogurtes ou em vitaminas feitas em casa.
- Preparação como se fosse arroz (doce ou salgado): é só levar ao fogo por cerca de 15 minutos, com o dobro da quantidade de água......e o tempero fica por sua conta!!
- Pode ser também um substituto do trigo na preparação de um tabule.
Chefs de São Paulo descobriram a quinua e criaram pratos diversificados utilizando o cereal andino. No restaurante Carlota (centro), o "mignon de vitela com cuscuz real e abobrinha grelhada", que leva quinua, é um dos mais pedidos. O Joe & Leo's (zona oeste) faz um hambúrguer de quinua. No restaurante Sabuji (zona oeste), os destaques são o lagostim com quinua e a salada de quinua com tomate-cereja, queijo de cabra e pesto".

Onde encontrar:
Empório Santa Maria (www.emporiosantamaria.com.br)
Casa Santa Luzia (www.santaluzia.com.br)
Mundo Verde (www.mundoverde.com.br)
Site www.emporiobrasileiro.com.br

Para saber mais
Visite o site do Quinua Real Brasil e conheça toda a história desse cereal e onde você pode encontrá-lo

Dr Edson Credidio – Nutrólogo
A Nutrologia é uma especialidade médica clínica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais. Médicos Nutrólogos também orientam sobre a alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade, estudando os benefícios e malefícios para a saúde dos nutrientes existentes nos alimentos.

Visite o site da Assiciação Brasileira de Nutrologia
Leia o livro: Você é o que você come, da dra. Gillian Mc Keith, publicado pela Alegro
.
.
.
.
Recebi e repassei por e-mail para meus amigos, a Lila - grande amiga lá de Belém - que conheceu e utilizou nos idos de 2001, me pediu que divulgasse no blog pelo sucesso da utilização ( "Gostei muito de saber que o conhecimento sobre esse miraculoso produto andino já está se disseminando. Ano passado uma revista sobre Nutrição publicou uma reportagem sobre ele mas não mencionou a existencia do site. Coloque isto no seu blog, pois muitas pessoas precisam conhecer este produto. Abraço grato, Lila" ).
Vale a pena conhecer....

3 comentários:

Kozel® disse...

Conheço pessoas que usam,mas eu nunca usei.Quinua!!!
Gostei do blog,especialmennte das charges.Eu tenho um blog ,se quiser conhecer :
www.mastigandosapo.blogspot.com

Unknown disse...

eu vi um documentario sobre a kinua e me chamou muita atençao . devido o seu poder nutritivo ...lauro

Unknown disse...

Depois de ver sobre a quinua na tv procurei me informa mais sobre o assunto.Por ser vegetariana percebi que seria indispensavèl na alimentaçâo da minha família.