13 de setembro de 2005

Consumidor ganha site para consultar denúncias nos Procons

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira o site do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com o serviço, o consumidor saberá, por exemplo, se há registro no Procon envolvendo determinada empresa. O objetivo é permitir que o cidadão escolha de forma mais consciente a compra de seus produtos ou a contração de serviços. Além do histórico das empresas nos Procons, o site (www.mj.gov.br/dpdc/sindec) informará quais são as firmas com o maior número de consultas.
- A partir de agora, os Procons terão uma linguagem comum. Os procedimentos de registro do Acre serão os mesmos do da Bahia. O objetivo do sistema é conseguirmos o controle social, mais adequado e correto de todo o mercado de consumo - explicou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Moreshita.
O site disponibilizará também gráficos e estatísticas de atendimento dos Procons. Será possível saber, por exemplo, quais as áreas - saúde, habitação, produto, financeiro,entre outros - que geram o maior número de demanda em cada estado. E mais. a mesma pesquisa poderá levar em conta critério como faixa etária do consumidor e sexo.
- Todos os dias, milhares de consumidores vêm seus direitos serem subtraídos - destacou o secretário de direitos econômicos, Daniel Goldberg.
O Sindep já funciona em dez estados - Paraíba, Tocantins, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e São Paulo. O Rio e outros três estados - Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Amazonas - aderiram nesta terça-feira ao site.
Eliane Oliveira - O Globo

Nenhum comentário: