7 de setembro de 2005

Fúria animal: jacarés atacam moradores do Lago Cuniã

Conhecido pela sua beleza natural, o Lago Cuniã reserva grandes atrações e também enormes perigos, com a existência de um número assustador de jacarés que, inclusive, deixam os moradores da localidade aterrorizados devido aos constantes ataques vitimando, principalmente, crianças e animais domésticos. O nível do lago, assim como do rio Madeira, também é baixo, fazendo com que os enormes répteis fiquem expostos esperando pelas vítimas. Há relatos de ataques dos répteis a alguns pescadores que ainda se arriscam no local e, muitas das vezes, ficam sem as pernas ou outros membros do corpo.
O assustador aumento de população de jacaré é um fato que vem deixando os moradores da área em constante estado de alerta, devido aos ataques, principalmente em função da escassez de peixes, fazendo com que os répteis busquem alimentos próximo aos moradores.
A comunidade do Lago Cuniã - onde residem mais de 65 famílias - por várias vezes já manifestou total preocupação em relação ao aumento assustador da população de jacarés, fato que conseqüentemente resulta em constantes ataques colocando em risco a vida dos moradores. O número de jacarés é tão assustador que chega a haver canibalismo entre as duas espécies mais encontradas no local: o jacaré-açu e o tinga. Os moradores afirmam que há jacarés que ultrapassam os quatro metros de comprimento.
O jacaré tem sua preservação mantida por Lei Federal e que a comunidade respeita fielmente a portaria do Ibama. No entanto, o número da espécie vem aumentando descontroladamente e ameaçando os moradores daquela região.
A população do Cuniã, por ser nativa, tem mostrado uma preocupação quanto à preservação do lago, inclusive a possibilidade de suspender a pesca do pirarucu. Porém, segundo comentam, nenhuma preservação será possível sem o controle sobre a reprodução dos jacarés que têm nos filhotes de pirarucu a alimentação básica para sua sobrevivência. Não há número exato de quantas pessoas foram atacadas nos últimos meses, mas, conforme relatos dos moradores, a quantidade de pessoas que sofreram ataques é grande. Há relatos de que um jacaré teria atacado uma criança que teve quase toda a perna devorada, quando houve a necessidade de se fazer um enxerto.
Fonte: Estadão

Um comentário:

Alice disse...

E não se pode fazer nada ? o IBAMA rever ?
Outro dia tava assistindo a Discovery e mostrou pq se tem tantos sapos na Austrália ,para acabarem com uma praga ,acharam que os sapos dariam fim , mas aconteceu o contrário,a proliferação aumentou muito.
Assim como onde moro, tem aquela praga dos " caramujos africanos ", que algum demente resolveu trazer para Santos ,pelo Porto , como escargo ,o bicho proliferou,é nojento e ainda tem o virus da meningite eca :( , todas as cidades do litoral estão empesteadas .
Qdo a cabeça do Homem não pensa ...