10 de setembro de 2005

Puxando a minha orelha...

Dez pedras no caminho dos alunos de Português
Nossa língua é maravilhosa, mas tão cheia de detalhes que muitas vezes os estudantes ficam com medo dela.
1. A vírgula. No meio do caminho havia uma vírgula. Ou não! Vacile nuns casos, esqueça algumas vírgulas, mas não cometa o erro mais feio: a vírgula que separa sujeito de verbo. Exemplos: Pedro fez aniversário. Eu sou homem e você é mulher. Quem ama não mata. Tudo sem vírgula.
2. Crase. Vou à Bahia pois vim da Bahia. Vou a Paris pois vim de Paris. Mesmo quem jamais viajou repete a fórmula, que abrange só um dos casos. Difícil mesmo.
3. Os porquês. Junto, com ou sem acento? Separado, com ou sem acento? O porquê é sempre complicado. Se tiver medo, tente um ''pois'', ou ''o motivo''.
4. A mesóclise. A criança é apresentada a ela lá pelos 10 anos. Assusta. Parece até nome de doença. E é tão pouco usada... Não seria melhor abafar o caso?
5. O verbo haver. Você diz ''há cinco pessoas na sala'', e não ''hão cinco pessoas na sala'', né? Então nada de falar ''haverão dias'', ''haviam pessoas''. Mole!
6. O hífen. As regras têm muitas exceções e elas nem sempre parecem lógicas. Melhor é imprimir exemplos, colar na parede e consultar a cada vez.
7. O trema.Antes de mais nada: ele existe, sim. E, apesar do medo generalizado, é facinho de usar: em qüe, qüi, güe, güi, sempre que o ''u'' for pronunciado.
8. A ortografia. Há quem desista de tudo quando topa com palavras que confundem e podem ser com ''s'' ou ''z'', com ''x'' ou ''ch''. Só há um jeito para isso: ler.
9. A internet. Por um lado, ajuda: muitos que não costumavam escrever hoje passam e.mails e, assim, treinam o Português. Mas aquela linguagem cifrada...
10. O dicionário. Seja ele o Aurélio, o Houaiss ou qualquer outro, os professores precisam botar na cabeça dos alunos que dicionário é um amigão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Borstein talks about Family Guy movie
I have to admit I've always had a tiny crush on Alex Borstein, who appeared on Mad TV for five seasons, most recognizably as the cryptic Asian Ms.
Hiya, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a build wealth site. It pretty much covers build wealth related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Anônimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
» »