15 de setembro de 2005

A sujeira pode ser boa - Por Silvio Persivo

Claro que não estamos falando da sujeira política, mas da sujeira comum. Na vida se sujar pode ser uma boa coisa. Não se trata de uma conclusão minha, embora concorde com a afirmação por observar, porém quem afirma é o Dr. John Richer, um especialista no assunto, que diz que as crianças se beneficiam muito da liberdade de se sujar que, para ele, é essencial mo seu desenvolvimento, principalmente em atividades saudáveis como os esportes, brincadeiras e descobertas.
Richer, no entanto também diz que não se trata apenas da criança, porém os adultos, especialmente os homens, ao se sujar, em certas atividades, se tornam atraentes para as mulheres e até sinalizam ter uma capacidade imunológica maior que a comum o que os faz saírem melhor do que outros. É certo que, por exemplo, nos exercícios e nos esportes, não é possível ter sucesso sem se sujar. Um jogador qualquer que quiser permanecer limpo, certamente, terá que ser menos competitivo.
A questão, aliás, é mesmo que é preciso precisar que tipo de sujeira, pois a sujeira, embora seja associada ao desleixo, à desorganização e até a renda baixa, também não pode estar completamente ausente da vida das pessoas, pois, nos dias atuais, certas alergias são creditadas justamente à falta da pessoa ter mais contato com ela. Sujeiras como as normais, de casa, ou o contacto com a terra, que nos fornece nutrientes e defesas, são, inclusive recomendáveis, pois a questão da sujeira são os patógenos, ou seja, até mesmo em relação à sujeira é preciso ter equilíbrio. Um certo grau de sujeira, portanto é desejável. Até porque no nosso próprio intestino existem mais “bichinhos” do que pessoas na terra, mas estes são indispensáveis para a digestão. No fundo a sujeira não é um mal em si, porém não abuse. Ser um sujismundo, é provável, que abre espaço para a proliferação de patógenos e doenças. Porém um pouco de sujeira não faz mal a ninguém e, para o desenvolvimento da criança é essencial.

Silvio Persivo é velho amigo das minhas andanças por Porto Velho que tem dois blogs linkados ao lado. Aproveite para conhecê-lo, vale a pena visitá-lo com regularidade.