7 de outubro de 2006

Pinçado da Coluna do Helio Gueiros no Diário do Pará.

"ZERO
Vinte e sete candidatos a deputado estadual no Pará tiveram votação zero.
Nem eles votaram neles.

P.S.

Em um consultório da cidade, o médico explicava ao seu cliente - obeso e fã de fast food - que a batata palha deve ser definitivamente evitada porque é rica em gordura trans.
Dizia o esculápio, com veemência, que o consumo excessivo de alimentos com muita gordura trans reduz a taxa do bom colesterol e aumenta a do colesterol ruim.
Como ladainha, o sermão prosseguiu nessa linha.A suposta vítima da batata vilã ouviu, ouviu e ouviu, mas finalmente condescendeu:
- Tudo bem!!! Doutor, na quinzena da Festa de Nazaré vou rezar muito e juro que não vou comer batata frita. Afinal, agora é tempo de maniçoba. Bem incrementada... No jeito... Com chouriço e toucinho de porco... E muita farinha. Isso eu posso, não é?!
P. S. do P. S.
Um bom Círio para todos e para todas!!! / HG"
É o Círio em Belém e só quem vivenciou a época é que sabe como andam as coisas por lá...
Que saudades, estou longe há um ano e é como se fosse uma década, que saudades de ver o traslado e a procissão, de participar dos almoços ( maniçobas, patos no tucupi, filhotes e pescadas, feijoadas, caranguejos, unhas, gós, etc...), de biritar com os amigos e desconhecidos, da Chiquitita, das guloseimas, do arrastão do Pavulagem, dos fogos de artifício, do arraial da Praça, enfim de Belém...
Mas se eu morrer amanhã posso morrer tranquilo porque vivenciei o amor e devoção pela Virgem de Nazaré, na sua plenitude, por mais de treze anos.

4 comentários:

Anônimo disse...

que saudades de Belém

Saramar disse...

Querido, imagino sua emoção hoje, longe da maravilhosa festa.

Nem fale em morrer. Fale, isso sim, em estar lá no próximo ano.

beijos

spersivo disse...

Luiz,
Baixei uma portaria, em virtude das baixas de amigos que tive nos últimos dois anos, que só tem um artigo (enfim uma burocracia sintética no Brasil: Art. nº 1- Meus amigos estão proibidos de morrer sem aviso prévio. No caso de desobediência serão obrigados a virar zumbi para, pelo menos, assistir mais um Círio de Nazaré! S.

Anônimo disse...

Luiz, é reconfortante saber de um paraense de coração como vc. sendo motivo de grande orgulho saber de seu amor por Belém e pela nossa festa maior.Não pude ir ver a Santinha,nós três exaustos por razóes de trabalho, mas fiquei grudada na TV Liberal que fez uma cobertura magnífica.No dia 8 resolvemos que nos concentraríamos apenas no pato, com delicioso pudim de cupuaçu de sobremesa, e no segundo domingo vai ser a maniçoba,a ser comida rezando pelos amigos distantes A sobremesa vai ter que ser bem levinha.No último domingo estaremos numa casa de amigos na ilharga da Igreja assistindo aquele foguetório de sonho explodindo dentro da alma da gente.E haja mais comilança, que a casa de nossos amigos é uma casa portuguesa com certeza!A descrição ´minuciosa é pra fazer você se arrancar daí e voltar pra terrinha, sumano.Abração, Lila