24 de janeiro de 2006

Primeiro foi o Merthiolate, agora é a Soja... me enganaram!

24/01/2006 - 12h02m
Soja é alvo de descrédito de associação médica americana
Globo Online

WASHINGTON - A Associação Americana do Coração - American Heart Association (AHA) - retirou integralmente o seu forte apoio à proteína da soja e às isoflavonas como eficazes para reduzir fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Em um documento científico divulgado nesta terça-feira - atualização de um publicado em 2000 -, a associação não endossa mais como "prudente" a inclusão da proteína de soja em dietas de baixo consumo de gordura saturada e colesterol.
No novo relatório, a AHA disse que não conseguiu verificar qualquer benefício da proteína da soja, ou das isoflavonas, para baixar o colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial, tampouco para aumentar o colesterol bom (HDL).
O documento foi publicado na edição de 24 de janeiro da revista da associação, "Circulation", e foi elaborado com base na análise de dados de 22 estudos clínicos selecionados aleatoriamente.
No entanto, a associação disse que a equipe de pesquisadores que investiga o assunto ainda não se pronunciou a respeito do potencial para manter a saúde do coração de produtos derivados da soja, como tofu e grãos, carne e manteiga de soja.
O professor de nutrição Frank M. Sacks, da Escola de Saúde Pública de Harvard e presidente do comitê que escreveu o novo documento para o Conselho de Nutrição da AHA, afirmou que "o grande efeito da proteína da soja (ou isoflavonas) de baixar o colesterol LDL simplesmente não acontece".
Pessoas que consomem grande quantidade de proteína da soja - a ponto de ultrapassar a metade do total de proteínas ingeridas diariamente - foram beneficiadas com uma redução de apenas 3% do colesterol LDL. E o crédito deste benefício mínimo foi direcionado para a proteína da soja em si, já que as evidências sugerem que as isoflavonas (substâncias presentes na proteína da soja) não mostraram nenhum benefício absoluto. Não houve qualquer evidência de benefícios para o colesterol HDL, e a proteína da soja também não foi capaz, segundo os pesquisadores da associação, de baixar a pressão sangüínea.
A AHA concluiu, então, que "a suplementação de isoflavonas, em alimento ou cápsula, não é recomendada".
De acordo com a AHA, também não há comprovação de que a proteína da soja e as isoflavonas possam reduzir as ondas de calor na menopausa. A soja poderia desacelerar a perda de massa óssea na pós-menopausa, mas a revisão da AHA achou apenas resultados confusos e misturados sobre esta ação específica. E, de acordo com a organização, não existe evidência sólida de que as isoflavonas da soja sejam capazes de prevenir ou tratar câncer de mama, do endométrio ou da próstata.
De qualquer modo, produtos à base de soja são pobres em gordura saturada e ricos em gordura poliinsaturada, fibras, vitaminas e minerais e por isso, a AHA sugere que o tofu e a carne de soja podem ser importantes ingredientes de uma dieta que visa à saúde do coração. Produtos derivados da soja, segundo a AHA, podem substituir alimentos ricos em gordura saturada e colesterol.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudações botafoguenses!

Amigo, cheguei até aqui através de uma amiga em comum, aliás super-amiga, a Saramar (Escrevinhações). Publiquei ontem um post sobre a vitória do Fogão sobre o Vasco e ela deixou um comentário sobre você, dizendo que tinha um amigo botafoguense chato! Pensei: taí um sujeito legal... rs... (leia o comentário dela lá no AZIMUTH)

Gostei muito do seu blog, estarei sempre por aqui.

Aguardo uma visita sua. Abraços!

N. Cotrim - AZIMUTH
http://azimuth.zip.net

Saramar disse...

rssss
mas que coisa!!! quem mandou ele contar a você????
Ah! esses botafoguenses, realmente, não têm jeito mesmo.
rsssssssss

Beijos
P.S. não disse que vc é chato, tá?