4 de maio de 2006

Bertrand Russell

"O trabalho é desejável, primeiro e antes de tudo como um preventivo contra o aborrecimento, pois o aborrecimento que um homem sente ao executar um trabalho necessário embora monótono, não se compara ao que sente quando nada tem que fazer"


Bertrand Arthur William Russell, 3o Conde Russell (Ravenscroft, 18 de Maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, 2 de Fevereiro de 1970) foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram (em grande parte) no século XX. Um importante político liberal, activista e um popularizador da filosofia. Milhões de pessoas respeitaram Russel como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa.
Nasceu em 1872, no auge do poderio economico e político do Reino Unido e morreu em 1970, vítima de uma gripe, quando o império se tinha desmoronado e o seu poder drenado em duas guerras vitoriosas mas debilitantes. Até à sua morte, a sua voz deteve sempre autoridade moral, uma vez que ele foi um crítico influente das armas nucleares e da guerra americana no Vietnam.
Em 1950, Russel recebeu o premio Nobel da Literatura "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele se bateu por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento".


Fonte: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: