26 de maio de 2006

Brasileiros buscam título no Mundial do tango, enquanto argentinos se arriscam no choro

Rio - Os brasileiros vão às semifinais da Copa, mas sem qualquer esperança de título. Os vencedores, já se sabe, serão os argentinos. Não é mau agouro, mas um prognóstico sensato em se tratando do mundial de tango, que acontece em Buenos Aires, no mês de agosto. Os dois casais de brasileiros que irão representar o País serão conhecidos amanhã à noite no Garden Hall (Shopping Barra Garden), nas finais das cassificatórias que vêm acontecendo na cidade. O prêmio é justamente a participação nas semifinais em Buenos Aires, com passagens e estadia pagas pela organização.
Ao todo, a competição reúne 26 casais, 17 deles concorrendo na categoria tango de salão (o tango dançado na pista) e nove, na categoria tango cenário (o tango mais arrebatado, dançado em shows).
Em torno da classificatória haverá dezenas de brasileiros contagiados pelo ritmo, que freqüenta uma das mais de 100 academias do gênero espalhadas pelo território nacional. Uma turma que surgiu no Brasil nos anos 90, quando o bailarino Jaime Arôxa começou a levar alunos à capital portenha para aprenderem o tango na fonte.
“Levei muitos grupos e fui desbravador do tango noBrasil, mas esta é uma tendência mundial. Está se dançando muito tango no mundo inteiro, depois que a Argentina resolveu tratá-lo como produto de exportação e turismo, na década de 80” comenta Jaime, ao lado de sua partner, a bela Bianca Gonzalez, que tem mais de 60 alunos por aqui.
A popularidade do gênero poderá ser atestada na Copa do Mundo de Tango, que reunirá representantes de 50 países. O professor Ney Homero, responsável pela organização da etapa classificatória no Rio e proprietário do Bar do Tango, na Barra, analisa nossas chances. “Vai demorar para superarmos os argentinos nesse território, apesar de termos um dos melhores do mundo: Antônio Cervila. O problema é que ele mora em Buenos Aires há anos e dança tão bem que é considerado argentino pelos argentinos”, brinca Ney.


Fonte: O dia Online
Ganhar dos argentinos sempre é bom, imagine no Tango!
É a glória...

Nenhum comentário: