30 de maio de 2006

Viva o tacacá!

Amantes do tacacá agora podem tomá-lo sem se preocupar com o excesso de calorias. Isso porque, na verdade, o excesso não existe. É o que afirma uma pesquisa dos alunos Joel Marcel Furtado e Lidiane Pimenta, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA), quebrou o mito do alto valor calórico desta iguaria da culinária paraense.

Eles afirmam na pesquisa “Capacidade Média da Cuia e Valor Nutritivo do Tacacá Comercializado em Belém-Pará” que o tacacá comercializado em Belém tem em média apenas 123,09 Kcal; enquanto o consumo calórico recomendado para pessoas adultas no jantar é de 1.200 Kcal. Dessa forma, o tacacá possui um baixo teor calórico para o seu volume, que é em média de 544 ml.

A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco Nascimento, do departamento de Nutrição da UFPA. Para a determinação do valor nutritivo, os alunos coletaram 51 amostras de tacacá de 17 vendedores, três de cada um, em diferentes bairros de Belém. Todos os vendedores estavam credenciados junto à Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Dos componentes do tacacá, o mais calórico é a goma com, 39,75 Kcal em média; seguida de perto pelo camarão com 39,37 Kcal. O menos calórico é o jambu, com apenas 14,83 Kcal, enquanto o tucupi fica com 29,14 Kcal.

De todas as amostras coletadas, a que apresentou maior número de calorias foi a do bairro da Cidade Velha, com 188 Kcal. A amostra do bairro de Jurunas apresentou apenas 90 Kcal, o menor valor de todos os analisados. Além disso, o jambu contem ainda ferro e fibras.

O peso médio do tacacá encontrado na pesquisa foi de 569,5g; desta massa, 17,1g são de carboidratos, 10,19g são de proteínas e 1,9g de lipídeos. A capacidade média das cuias ficou em 1025,63 mL, embora o volume de conteúdo ocupe apenas pouco mais da metade dessa capacidade.

Fonte: UFPA
Quem não conhece o tacacá não conhece o Brasil, seus sabores e suas delícias. É um ritual...
É da turma que aprecia rodízio de pizzas, fast foods e bebe em shoppings.
Bem feito, vai morrer sem saber o que é bom!

2 comentários:

spersivo disse...

Luiz,
Seria incapaz de te dizer que tacacá é que nem mulher....Penso assim (tem dó de mim e não pede pra explicar nada do Pará. Vá tomar banho em Salinas, comer tapioca no Mosqueiro e ser ligeiro para comer camarão no Forte. Como cê jamais tomou chope nas Docas me perdôo por não lhe falar do Sol nem do Lá em Casa ou de saudade. Meu amigo, na verdade, esta conversa está com gosto de acaí! Chi! Paro por aqui!S.

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»