27 de maio de 2006

Grupo afirma ter solucionado enigma do ovo e da galinha

RIO - Dois pesquisadores e um fazendeiro acreditam ter solucionado um dos enigmas mais conhecidos e irrelevantes da ciência. Quem veio primeiro. O Ovo ou a galinha? O debate foi promovido para o lançamento do DVD do filme "O Galinho Chicken Little" e foi publicado no jornal britânico The Times.
O professor John Brookfield, especialista em genética evolutiva da Universidade de Nottingham, que se propôs a resolver o problema afirma que a lógica é precisa: o organismo vivo dentro do ovo teria o mesmo DNA quando se tornasse galinha. Portanto, o embrião da primeira criatura teria de se tornar um animal da espécie das galinhas. Logo, o ovo veio primeiro.
O argumento é endossado por David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King's College de Londres. Ele afirma que é um erro acreditar que o primeiro ovo de galinha seria um mutante produzido por ancestrais de outra espécie. Ele prega que um ovo é um ovo de galinha se existe uma galinha dentro dele.
O fazendeiro Charles Bourns, que também foi convidado a participar da palpitante discussão, apóia a tese da primazia do ovo, embora com um raciocínio menos refinado. "Os ovos já estavam por aí muito antes de a primeira galinha aparecer. Claro que não deviam ser ovos de galinha como os conhecemos hoje, mas não deixavam de ser ovos".






Agora posso dormir em paz, tiraram minha dúvida...