16 de maio de 2006

Nilton Santos faz 81 anos para a alegria do futebol

No dia 16 de maio de 1925 nasceu Nilton Santos, um jogador que escreveu nos gramados uma da mais belas histórias de amor ao Botafogo. Talvez o apelido “Enciclopédia do Futebol” traduza a dimensão do que representou Nilton Santos, considerado o maior lateral- esquerdo de todos os tempos.

Ele também nos remete aos áureos tempos de uma geração que realmente tinha amor ao clube do coração. Ele começou e terminou sua carreira no Botafogo. O caso de amor é eterno e Nilton Santos é figura constante nas partidas do Alvinegro. Durante 17 anos de carreira, ele só teve coragem de vestir uma única camisa que não fosse a do Botafogo: a do Brasil.

Em 1998, Nilton Santos recebeu mais uma prova do seu prestígio. Na ocasião, representantes da imprensa de diversos países o escalaram numa seleção composta pelos maiores jogadores da história. Bicampeão mundial defendendo a Seleção Brasileira em 58/62 e tetra carioca com a camisa alvinegra, Nilton Santos foi um revolucionário.

Foi a inspiração para uma nova concepção da função de lateral. Habilidoso e ousado levou os técnicos adversários à loucura, pois na época era regra lateral não ultrapassar o meio-de-campo. Com 719 partidas pelo Botafogo e 82 pelo Brasil, Nilton Santos reinventou a prática do futebol, que será eternamente grato ao seu talento. Parabéns, pelos 81 anos, Enciclopédia!




5 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Gostaria que opinasse sobre nova forma de postar do Kafé. Um post só com os assuntos de sempre. O que acham? abração do Kafé. A sua dica é importante para o bom andamento do blog, caro amigo!

Alexandre, The Great disse...

Justíssima homenagem, Luiz Carlos!

Meus parabéns à "Enciclopédia do Futebol" - Nilton Santos: um exemplo de amor ao esporte e fidelidade ao clube.


Amplexos,

Kafé Roceiro disse...

Esse moço é bão!

spersivo disse...

Luiz,
Mais do que amor aos seus clubes, no passado, os jogadores treinavam e eram bons nos fundamentos. No caso de Nilton Santos ótimo. Hoje, craques,como Ronaldo, Romário, Cafúe e Roberto Carlos, sem falar em outros, conseguem ser estrelas e terminar a carreira sem aprender a chutar nem cabecear. Por isto o passado é inesquecível. Além, é claro, de Garrincha que foi um dom de Deus,fenômeno inexplicável e que as gerações atuais não viram nada que sequer se aproxime de sua arte. Silvio

Blogger disse...

There is shocking news in the sports betting world.

It has been said that any bettor needs to see this,

Watch this now or stop betting on sports...

Sports Cash System - Automated Sports Betting Software.