6 de maio de 2006

Sigmund Freud, 150 anos

Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido, apenas, por Sigmund Freud (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939), nascido em Freiberg, Moravia, Áustria. Foi neurologista e fundador da Psicanálise.




"Todos os sonhos têm o sonhador como centro. Os sonhos são absolutamente egoístas."

"O psicanalista é o bode expiatório dos hebreus. Nele as pessoas depositam os seus pecados."

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."

"A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana."

"Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?"

"Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo".

"Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar."

"Se quer viver, te prepara para morrer."

"Na verdade não sou de forma alguma um homem de ciência, nem um observador, nem um experimentador, nem um pensador. Sou, por temperamento, nada mais que um conquistador - um aventureiro, em outras palavras - com toda a curiosidade, ousadia e tenacidade características desse tipo de homem."
Fonte: carta a Wilhelm Fliess, 1o. de fevereiro de 1900

"O primeiro humano que insultou o seu inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, inaugurou a civilização."


2 comentários:

spersivo disse...

Luiz,
Você com seu cachimbo e o Sig com o charuto-tudo a haver! E o "aventureiro" sabia que era um conqusitador: conquistou o insondável- a mente humana. Saudades. S.

Anônimo disse...

This is very interesting site... car rental special Vicodin 2babuse kiki eyewear Middle school clique facts Boys wanting to shave penis Ohio state letterman jackets http://www.tattoo-removal-8.info/Green-bra.html