21 de maio de 2006

Peça mais importante do vestuário nacional, o biquíni completa 60 anos de vida como senhora moderna

Rio - Uma senhora de 60 anos que continua moderna e é tão imprevisível quanto as ondas do mar. Desfila na areia com tantas curvas e as possibilidades de modelagem são tão infinitas para ela que, assim, mantém-se jovem. Nascida na França e criada no Brasil, ela é a peça (ou melhor, são duas) que mais representa o País mundo afora. Com vocês, o biquíni, homenageado pelo D Mulher às vésperas de completar seis décadas, em junho.
Regina Aragão, da Rygy, Cidinho Pereira, da Bumbum, e David Azulay, da Blue Man, criaram modelos exclusivos em homenagem ao aniversário. Cidinho, 60 anos, inventou o inesquecível asa-delta: “Nos anos 80, reparei que as brasileiras estavam sendo influenciadas pelas americanas e amarravam o sutiã na calcinha do biquíni. Aí, comecei a puxar a calcinha para o alto. Assim surgiu o asa-delta. Eu que inventei o nome”, gaba-se.Regina Aragão também vasculhou os baús e repetiu um modelo que fez há 25 anos, com calcinha grande e força no romantismo: “É igual ao usado por Brigitte Bardot, a primeira a vestir um duas-peças, em 1956”.
A história de Azulay também se confunde com a história do biquíni. Nos anos 70, ele lançou o de lacinho em jeans, tecido que até hoje usa em suas coleções.
“Não tinha elasticidade e a parte de baixo não passava dos quadris. A solução foi cortar até chegar ao biquíni de lacinho”, lembra. “Já a tanga, Rose Di Primo diz que foi ela quem inventou e eu acredito, porque era garota de praia e a mãe, modelista. Aliás, o primeiro biquíni do Brasil publicado no exterior, no ‘The Sun’, era meu, com a manchete: ‘Depois de Carmen Miranda, café e Pelé, o Brasil tem a tanga’”.


E viva o biquíni...







E viva o Brasil!!!!!!

2 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Ê amigão! Postagem caprichada, hein?
Cê tá sumido!
Abraço,
Kafé.

Anônimo disse...

Olá Luiz, bom dia.
Belo post, principalmente pelo biquine mais famoso do mundo, da belíssima Raquel Welch, maravilhosa.

Beijos