20 de maio de 2006

Ex-padre se converte ao candomblé

Escândalo Família do sacerdote baiano o interna em um spa e garante que ele foi dopado
Salvador
Agência Estado



Em mais uma aparição polêmica, o ex-padre José Pinto, expulso da Igreja Católica por causa de seu comportamento, anunciou na capital baiana que estava entrando para o candomblé. Ele chegou a fazer a iniciação da religião, com a limpeza do corpo, a raspagem da cabeça e sobrancelhas. O religioso se deixou fotografar pelo jornal 'A Tarde' e apareceu na edição de anteontem careca, de brincos e usando batom vermelho. Após a repercussão da notícia, familiares e amigos levaram Pinto para um spa (para ser desintoxicado), negaram que ele esteja trocando o catolicismo pelo candomblé, disseram que o ex-padre foi 'dopado', e manifestaram a intenção de processar os 'responsáveis' pelo descaminho do religioso.
De acordo com Dermeval Silva, amigo de Pinto e que o ajuda a organizar seu atelier de artes, os parentes do ex-padre ficaram 'escandalizados' quando leram a notícia da conversão dele ao culto afro. 'Foram alguns amigos que resolveram levar padre Pinto a um terreiro (o Ilê Axé Ominidê) com o intuito dele entrar em contato com o candomblé, tema de muitos dos seus quadros', contou.
Lá o ex-padre teria sido convencido a se tornar primeiro filho e depois pai-de-santo. 'Ele foi dopado para ser submetido àquilo', garantiu Silva. Pinto chegou a declarar que, como a igreja o expulsou, descobriu sua 'vocação' para pai-de-santo. 'Soube até que meu orixá é Oxum', disse na ocasião. Mas tudo não passaria de efeito do 'dopping' de acordo com Silva. 'Ele não está mais pensando em voltar para a Igreja Católica, mas essa história de se tornar pai-de-santo não existe', garantiu Silva, que está organizando uma exposição com os quadros do ex-padre, com abertura em dia 15 de junho no Memorial da Câmara Municipal de Salvador. Pinto passou a incomodar a Arquidiocese de Salvador quando fantasiou-se de orixá, índio e rei mago na Festa da Igreja da Lapinha, no centro histórico de Salvador, em janeiro. Após ser admoestado pela Arquidiocese, reagiu, foi punido e passou a criticar insistentemente o cardeal-arcebispo Geraldo Majella Agnelo, até que foi expulso da igreja católica.


3 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Ai, Santa!
Que Meiga a moçoila!

Anônimo disse...

Luiz, sei não, mas crei oque esse ex-padre está querendo alguma ponta em novelas globais.
Como gosta de aparecer!!!!!

Beijos

Anônimo disse...

Very nice site! »