7 de dezembro de 2005

Absurdo....

07/12/2005 - 11h07m
Da barriga da mãe para o chão do hospital
Simone Miranda - Extra
RIO - Eram pouco mais de 4h da manhã do último domingo quando um bebê veio ao mundo numa queda perigosa: da barriga de sua mãe direto para o chão que dava acesso a uma escada. Seria mais uma história de quem não consegue chegar a uma unidade de saúde, não fosse um porém: a escada em questão, onde a adolescente de 13 anos deu à luz, fica no Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz. A menina não chegou a subir o primeiro degrau dos sete lances que teria que enfrentar até a maternidade, já que nenhum elevador funcionava na unidade - uma situação que vem se arrastando há cinco meses.
- Cheguei aqui já sentindo muita dor. Estava no colo do meu vizinho e minha filha nasceu caindo no chão, sem nenhum médico por perto - disse a jovem, que mora em Pedra de Guaratiba e estava na 31ª semana de gestação.
O bebê, uma menina que nasceu com 1,05 quilo, está em estado grave na UTI. Ele bateu a cabeça ao cair no chão, onde ainda ficou por mais de 15 minutos, tremendo. Segundo o vizinho da jovem, Márcio de Paula, um médico passou pelo recém-nascido no chão e não tomou providências:
- Ele falava ao celular. Fui até o sétimo andar pedir ajuda e, ao voltar, enfermeiros começavam a socorrer o bebê no corrimão da escada.
Apesar de o problema vir se arrastando há, pelo menos, cinco meses, o superintendente estadual de Saúde, Ismar Bahia, admitiu que o governo só começou a procurar por empresas que pudessem substituir as máquinas em setembro.
- A firma que faz a manutenção tentou consertar os elevadores, mas não conseguiu porque são antigos. E não encontrou motores compatíveis.
Segundo Bahia, o diretor do hospital juntou material para justificar ao Tribunal de Contas a necessidade da recuperação emergencial dos elevadores. Se a licitação for autorizada, durará cerca de 30 dias. A partir daí, a firma deve demorar mais dois meses para pôr três máquinas em funcionamento. Há dois anos, o governo está fazendo uma licitação para trocar o quarto elevador.
- Amanhã (quinta-feira) um motor chegará para colocar, provisoriamente, um elevador funcionando - garantiu Bahia.