31 de dezembro de 2005

Guardas russos são os primeiros a receber 2006 em Bering

MOSCOU - Os guardas fronteiriços russos foram os primeiros habitantes da Terra a dar as boas-vindas hoje ao ano de 2006 às 10h (hora de Brasília), na ilha de Ratmanova, no estreito de Bering, que separa o extremo nordeste da Rússia do Alasca, informou a agência oficial Itar-Tass. A ilha de Ratmanova está situada a apenas quatro quilômetros da ilha americana de Grand Diamid e exatamente a 180 graus de longitude do meridiano de Greenwich.
Os soldados russos e os pescadores que trabalham nesta região são, dia após dia, os primeiros habitantes do planeta a virar página ao calendário.
Quase na mesma hora, receberam 2006 os habitantes da cidade mais oriental do país, Petropavlovsk-Kamchatski, capital da península de Kamchatka, separada do Alasca pelo arquipélago das Aleutianas.
Cerca de 3 mil pessoas se reuniram na praça central da cidade para receber o novo ano em frente a uma árvore de natal de 21 metros de altura.
Os últimos russos a celebrar a festa de Ano Novo são os habitantes de Kaliningrado, enclave situado às margens do Mar Báltico, e separado do resto do país pela Polônia e a Lituânia.
De acordo com os fusos horários, os russos espalhados por uma superfície de 17.075.400 quilômetros quadrados recebem o ano de 2006 em 11 horários diferentes.
A Rússia começou a celebrar o Ano Novo em 31 de dezembro a partir de 1700, quando o czar Pedro, o Grande decretou que toda a população realizasse a passagem de ano como o resto da Europa.

EFE

Um comentário:

Anônimo disse...

Esquisito isso de comemorar por decreto, não?
E fantástica essa informação dos 11 fusos! Que grandiosidade!
Obrigada