22 de março de 2006

Carne de cachorro vira 'remédio'

TACHKENT - A carne mais valiosa dos mercados do Uzbequistão não é mais a de boi ou a de porco. O motivo está nas vantagens do concorrente anunciadas por comerciantes nas ruas da capital, Tachkent: ''Carne e gordura de cachorro, o remédio para milhares de doenças!''.
A carne de boi e a de porco custam, em média, US$ 2 o quilo. A de cachorro pode custar dez vezes mais.
- O cachorro tem bom valor nutricional. Por isso é recomendado para o tratamento de gripes - explicou o vendedor Sergei Moohyum.
Mohyum contou que a demanda por esse produto incomum aos uzbeques aumentou consideravelmente nos últimos anos. No entanto, os restaurantes de Andijan, a cidade mais importante do país, no Leste, ainda não servem pratos com o animal. Para comer a carne de cachorro é preciso viajar até a capital.
Mesmo lá, só há um restaurante, avisa Elyor Azimov, um motorista que freqüentemente faz o trajeto.
- Há pouco tempo levei um cliente lá. Sua filha estava doente, então ele comprou shurpa (sopa de cachorro) feita especialmente pra ela nesse restaurante.
A menina tinha tuberculose, mal que se espalha pela Ásia central.
O uso do cachorro como remédio é motivado pela resistência do animal à doença. Mas para um médico de uma clínica de tuberculose, ''a crença é ridícula'':
- Se fosse verdade, não haveria necessidade do nosso trabalho - disse. - Tuberculose não é uma doença que pode ser tratada em casa.
Além disso, o médico diz que o consumo da carne pode piorar a situação dos doentes. Muitos deixam de procurar tratamento e ficam em casa comendo cachorro.
O problema é que o tratamento para tuberculose custa caro aos uzbeques. Hospitais raramente têm remédios para todos os pacientes, que freqüentemente têm de pagar para serem atendidos e depois pela medicação.
Apesar de a carne canina ser cara, há uma alternativa ao alcance dos doentes: agarrar um animal na rua. Moradores de Andijan dizem, inclusive, que a população de cachorros diminuiu.
Safiq Oripov, dono de uma pensão, entende que os mais pobres estejam caçando o bicho de estimação:
- Mas temo uma coisa: que daqui a pouco comecem a comer uns aos outros.
Um outro morador se declara ''absolutamente saudável'', mas come cachorro para prevenir doenças:
- Em outros países come-se sapos e cobras. Por que não comer cachorro?

Extraído do JB Online - Internacional
É... a coisa tá feia, os desesperados fazem de tudo para sobreviverem.
Educação para todos, já!

Um comentário:

Anônimo disse...

rsrs Marques, só vc mesmo pra tratar de assuntos sérios c/ esse humor ;)

Tá feia a coisa mesmo, nem com cachaça eu como cachorro, credo! E olha q não sou fresca pra comida...

Bjsss emu lindo!