22 de março de 2006

O Brasil que dá certo.

"Inclusão
O Pará será o primeiro Estado da região Norte a implantar o Sistema de Leitura Eletrônica, 'Letra', desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. O 'Letra' é um software para ser executado em estações de trabalho Linux e é usado para converter textos em fala sintetizada, transformando arquivos nos formatos TXT em extensões MP3 ou WAV, que podem ser ouvidos em qualquer aparelho de CD.


Versões
Segundo o Ministério da Educação, o governo federal já iniciou negociações com as editoras de livros didáticos e paradidáticos para a versão em áudio digital. Esse sistema, que pretende atingir a grande quantidade de deficientes visuais sem acesso aos recursos computacionais, será lançado durante o Fórum Paraense de Inclusão Digital, no dia 30.

Informações para obter o LETRA

A solução Leitura Eletrônica (LETRA) faz parte de um projeto institucional do SERPRO, que se destina a dar apoio a deficientes visuais e conta com a parceria da Fundação CPqD, proprietária do sintetizador de voz utilizado.

O LETRA lê o arquivo de texto, identifica as letras, interpreta as palavras, equaciona a entonação que deve ser dada em função dos caracteres de pausa e acentuação, para no final do processo, passar o comando ao sintetizador de voz que produzirá os sons. Desta forma, transforma textos em áudio, nos formatos wav ou mp3.

A instituição licenciada a usar o LETRA, fará a conversão dos textos e o encaminhamento dos arquivos de áudio às pessoas que atender.

O LETRA será fornecido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), neste momento, exclusivamente para instituições que prestem serviços a deficientes visuais.

Para beneficiar um maior número de deficientes visuais, já estão em estudo outras formas legais que permitam ampliar a distribuição do LETRA.

Fonte: SERPRO

Um comentário:

Alexandre, The Great disse...

Luiz Carlos.

Respondi seu questionamento lá no blog da Saramar.

Quando puder faça-me uma visita no outrasletras, estou postando uma sequencia d e palestras que explicam um pouco aquilo que vc está questionando, ok?

Um abraço,