27 de março de 2006

Ver-o-Peso festeja hoje seus 379 anos


O Ver-o-Peso completa hoje 379 de existência. O complexo surgiu quando os portugueses resolveram cobrar impostos de tudo que entrava ou saía da Amazônia. A história do complexo se confunde com a da própria cidade. Não é à toa que a feira e o mercado do Ver-o-Peso são até hoje o principal cartão postal da cidade.

No local, encontram-se ervas medicinais para banhos recomendados pelas 'mandingueiras', frutas regionais como o uxi e o bacuri, artesanatos, utilidades domésticas, carnes, peixes e temperos, além de diversificados pratos feitos na hora que variam entre a culinária regional e o peixe frito com o suco do açaí.

É assim, há quase 400 anos, a rotina do maior mercado paraense, que borbulha desde as primeiras horas da manhã. O amor dos feirantes e comerciantes pelo local é emocionamente e as histórias retratam uma vida inteira de luta pelo pão de cada dia.

Para celebrar a data, todos os órgãos da administração municipal se uniram para levar ao complexo uma grande festa. A programação da Prefeitura de Belém começou no último dia 20 e se intensificará desde as primeiras horas de hoje. As secretarias Municipais de Economia (Secon), de Saúde (Vigilância Sanitária) e de Saneamento (Sesam), além da Guarda Municipal e a Polícia Militar fizeram, no último dia 23, uma operação de reordenamento dos feirantes.

A programação de aniversário começou com a lavagem do mercado, no dia 20 deste mês. No dia 22, houve nova operação de limpeza. Agora, 25 homens estão trabalhando na varrição e conscientização dos feirantes. O local está sendo limpo quatro vezes durante o dia e três no período noturno. Cinco agentes de educação ambiental trabalham na área para conscientizar os barraqueiros da importância do destino correto do lixo. Os pequenos comerciantes estão sendo orientados a colaborar com a fiscalização, denunciando situações irregulares através do serviço 0800-7261036, que funciona diariamente, das 8 às 20 horas.

O Ver-o-Peso tem 1.260 equipamentos cadastrados (entre barracas, boxes, tanques, arreados, lojas e talhos). Desses, 1.069 são barracas. O complexo envolve a feira, o Mercado de Ferro e o Mercado Francisco Bolonha. Estão cadastrados pela Secon 1.105 feirantes, a maioria deles no setor de hortifrutigranjeiros (405).

Fonte: ORM
Parabéns!
Espero em breve poder voltar a frequentar e continuar mostrando aos meninos os variados tipos de frutas, peixes e ervas. Sem esquecer das pimentas.
Prá fazer a feira com tudo das ilhas e tomar uma gelada escutando as histórias dos ribeirinhos.


2 comentários:

spersivo disse...

Ó
saudade!
E depois dar um pulinho, no fim de tarde, para um chopinho de leve na Estação! Tudo de bão!

Anônimo disse...

Best regards from NY!
Types of teeth whitening sacramento laser tooth whitening uk cialis sales teeth whitener giveaway