19 de março de 2006

Primeira boca-de-fumo do Rio


A Vista Chinesa, segundo o historiador Milton Teixeira, foi a primeira boca-de-fumo do Rio. Quando o então imperador dom Pedro II pediu à China que enviasse ao Brasil alguns especialistas para plantarem chá no Jardim Botânico, no fim do século 19, foi enganado: os 300 mandarins enviados não eram plantadores, mas bandidos. Em vez de cultivarem o chá, eles trocavam as sementes por ópio nos mercados populares da cidade e passavam o dia fumando cachimbos, encantados com a paisagem. Os colonos passaram a chamar o lugar de ''vista dos chins''.




- A Vista Chinesa tem pelo menos 200 anos de história como boca-de-fumo. Foi o primeiro lugar com tal característica na cidade, e não estou certo se ainda não o é - provoca o historiador.





O então prefeito Pereira Passos, em 1905, pediu ao arquiteto Alfred Burnier que fizesse o projeto de um quiosque para o local, com características orientais. Destruído por uma tempestade, o mirante foi inteiramente reconstruído, com detalhes em decoração imitando bambus e gárgulas nas pontas, projetados pelo mesmo arquiteto. A cerimônia de inauguração do pagode, tal como é hoje, foi feita pelo prefeito Rodrigues Alves, em 1906.



Extraído do Jornal do Brasil

Nenhum comentário: