22 de junho de 2006

Fiéis conhecem cartaz oficial do Círio 2006

O povo paraense já começa a entrar no clima de Círio de Nazaré. Foi apresentado na noite desta quarta-feira (21), no Centro Social de Nazaré, o cartaz oficial do Círio de Nazaré. Imagem que será estampada nas portas das casas, fachadas de prédios, lojas, escolas, hospitais. Enfim, onde estiver um cristão paraense, o cartaz estará lá. Cartaz que é tradição. Afinal, o primeiro de que se tem notícia foi produzido há exatos 80 anos e um exemplar dele está exposto na sala da Diretoria da Festa de Nazaré.'O cartaz carrega uma simbologia muito forte, muito presente, com a imagem de Nossa Senhora e com ela a mensagem de Deus. E essa simbologia é de uma coisa boa, de uma paz, e o cartaz leva simbologicamente essa paz para as casas, para a cidade toda, que entra nesse clima de fraternidade, que é tão característico do Círio de Nazaré', explica o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani Tempesta.
O cartaz deste ano valoriza um ganho da Igreja de Belém neste ano. Na imagem, ao fundo de Nossa Senhora de Nazaré, está o interior da Basílica de Nazaré. Aliás, Basílica-Santuário, categoria à que foi elevada no último dia 31 de maio.A foto da imagem, que ilustra o cartaz, foi clicada em estúdio e doada pelo fotógrafo Octavio Cardoso. A arte, que valoriza o interior do Santuário, foi realizada pela Mendes Publicidade.
O ponto arquitetônico escolhido para ser o 'cenário' da Virgem de Nazaré é o conjunto da Bacia do Abside, que possui o maior painel de toda o Santuário, representado nele a Casa de Nazaré e a Sagrada Família.

Programação - Os próximos passos rumo ao dia da procissão do Círio de Nazaré já estão definidos. Em agosto, o Santuário de Nazaré terá inaugurado seu sistema de climatização. Depois, no dia 19, é a manhã de formação dos agentes de peregrinação. A programação é uma espécie de curso para os chamados agentes pastorais, das 53 paróquias de Belém, que terão o dever de organizar a celebração nas casas da imagem peregrina pelos bairros. Também é distribuído o Livro das Peregrinações 2006. Já no dia 25 de agosto, o Círio de Nazaré 2006 é aberto oficialmente, com a celebração da Missa do Mandato ou Missa do Envio.

Fonte: Portal ORM

2 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, que emoção encontrar no seu blog as informações sobre o Cartaz do Cirio 2006 e as belas informações que mesmo sendo assinante de o Liberal eu não tinha tido tempo de parar e ler.Que Nossa Senhora de Nazaré derrame chuvas infinitas de bênçãos sobre você e os seus.Abração, Li

Anônimo disse...

Excellent, love it! »