22 de junho de 2006

Jaguar devolve medalha Pedro Ernesto

Os vereadores do Rio vão ter de criar uma Medalha Jaguar. Depois do que se passou ontem na Câmara, vai ser difícil encontrar cidadão de bem que aceite ser condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, até então a maior comenda da cidade. O cartunista e colunista de O DIA tirou a quarta-feira para ir à casa legislativa devolver a medalha que lhe fora concedida há oito anos pelo então vereador Chico Alencar. A razão? Jaguar se recusa a ser “companheiro de medalha” de Roberto Jefferson, o deputado do PTB que teve o mandato cassado por corrupção no ano passado e foi condecorado na Câmara com a mesma medalha há oito dias.
“O sujeito é réu confesso, embolsou R$ 4 milhões e foi condecorado pela filha, num ato de nepotismo. Não deu para engolir”, explicou Jaguar antes de ir à Câmara, saboreando uma rabada e bebendo chope com Hermínio Bello de Carvalho, Chico Salles e Chico Paula Freitas, em um restaurante no Centro. “Essa medalha não serve nem para bolacha de chope”, disse, mostrando que sua tulipa não se equilibrava sobre o cobre.
Depois, com preguiça, cogitou contratar um ‘boy service’ para fazer a entrega, mas uma dose de Underberg o reanimou. Foi andando até a Câmara e deixou os servidores atônitos, ao pedir que protocolassem a devolução. “Isso é no segundo andar”, reagiu a balconista, como se existisse departamento de devolução de medalhas. A situação era inédita e foram tirar do plenário a presidente em exercício da Câmara, vereadora Leila do Flamengo.
Política, ela compromenteu-se a mudar os critérios de condecoração para evitar vexames e convidou Jaguar a ir a Plenário. “Não dá. Vou ver Argentina e Holanda no Amarelinho”, respondeu. Com a medalha em mãos, a vereadora prometeu que iria ao bar para entregar-lhe o protocolo. A caminho do Amarelinho, Jaguar era só indagações: “Você sabia que a Leila do Flamengo mora na Barra? Você acha que ela virá ao bar? Você confia em político?” No intervalo do jogo, duas saideiras depois, deve ter encontrado respostas. Despediu-se e partiu sem o protocolo mesmo.


Hermínio Bello quer seguir exemplo, vereadora achou ‘feio’
Hermínio Bello de Carvalho, que foi homenageado com a mesma comenda, também quer devolver a sua medalha. “Sinto o mesmo impulso do Jaguar. Só não devolvo a minha, porque ela me foi dada pelo Sérgio Cabral pai. Ou seja, só devolveria se o Sérgio fosse comigo à Câmara devolver.”
A filha de Roberto Jefferson, vereadora Cristina Brasil, comentou o ato de Jaguar. “Considero a devolução uma deselegância com o vereador que concedeu a ele a medalha e um desrespeito com a Câmara, que democraticamente representa o povo da cidade.”
No almoço, Jaguar falou com Chico Alencar pelo telefone e comunicou a decisão. “Vou ter que devolver a p... da medalha”. Chico disse entender que a indignação é “pessoal e intransferível”, mas admitiu que se tivesse mais tempo apelaria ao cartunista para demovê-lo da decisão. “Em nome de Pedro Ernesto, um prefeito honesto”. Jaguar comentou: “Político honesto é como mula sem cabeça. Ninguém vê.

.
.
.
Grande Jaguar....
.
.
.

Nenhum comentário: