28 de junho de 2006

Garoto...

Anibal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garôto, era filho dos imigrantes Portugueses, Antônio Augusto Sardinha e Adosinda dos Anjos Sardinha.
Nasceu no centro de São Paulo em 28 de junho de 1915.
Quem poderia imaginar que naquele dia a Música Brasileira mudaria o curso de sua história, e o mundo em alguns anos teria a oportunidade de conhecer um dos mais brilhantes e talentosos violonistas/compositor de todos os tempos?
Garoto começou a trabalhar desde cedo. Aos 11 anos, já era ajudante de uma loja de música no Brás. Neste mesmo ano, ganhou de seu irmão seu primeiro instrumento, um Banjo. Pode-se dizer que naquele dia, Garôto iniciou sua carreira. Alguns meses depois, já estava tocando no Regional dos irmãos Armani, e começou a ser chamado de O Moleque do Banjo.
Em uma entrevista para o jornal Correio Paulistano, de Dezembro de 1949, Garôto relembra: "Em 1929, no Palácio das Industrias, tive minha primeira oportunidade, tocando com Canhoto, Zezinho e Mota, para um programa da General Motors. Éramos um grupo grande.
Tempos depois, formamos uma Orquestra, com uniforme, gravatinha preta e calça de flanela, e depois comecei a tocar sozinho, e com o falecido Pinheirinho Barreto e Aluisio Silva formamos um novo grupo. Foi quando gravamos Zombando da Morte, um Samba que se tornou muito popular. Em 1927, a vitrola chegou ao Brasil, e provavelmente Garoto fez sua primeira gravação em 1929 com Paraguassu (seu tutor na época). Daí em diante, Garôto começou a trabalhar intensamente, tocando por todo o Estado de São Paulo em todo o tipo de ocasião. Mas São Paulo ficou pequeno para seu talento, e foi para o Rio de Janeiro em 1938 com o firme propósito de dar nova direção à sua carreira.
Não imaginava que sua estadia no Rio seria breve, mas muito intensa. Começou a trabalhar na Radio Mayrink Veiga, que tinha um elenco de grandes estrelas, como Carmen Miranda e Laurindo de Almeida. Com Laurindo, formaram o duo de ritmo sincopado, e o grupo Cordas Quentes. O duo participou de várias sessões de gravação, para Henricão, Carmen Costa, Jararaca e Zé Formiga, Alvarenga e Ranchinho, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Carmen Miranda, para citar alguns. No final de 1939, a grande surpresa, os Estados Unidos.

Querido Garoto:
Espero que você tenha gostado da idéia de vir para cá, e aceite-a pois esta terra é a melhor do mundo, só você estando aqui é que acreditará. Estamos ansiosos para que você venha, eu e os rapazes.
Abraços da Carmen.

Êle aceitou o convite, e em 18 de outubro de 1939 embarcou no navio Uruguay para os Estados Unidos, para uma estadia que entre outras coisas rendeu-lhe o título de "O homem dos dedos de ouro", dado pelo organista Jesse Crawford.

Se tornou uma atração extra.
Enquanto Carmen atraía para si grandes platéias, ávidas para descobrir o que é que a Bahiana tem, que as outras mulheres não têm, uma platéia diferente composta de grandes nomes do Jazz e seus adeptos, compareciam aos shows, maravilhados pelo músico jovem e virtuoso vindo de uma terra distante. Êle não simplesmente acompanhava Carmen. Sua habilidade no instrumento, e seu estilo pessoal ao interpretar as Marchas e Sambas que Carmen Cantava, era o bastanta para projetá-lo. Duke Ellington e Art Tatum eram, entre outros, assíduos na platéia. Quando os shows de Carmen terminavam, Garôto se apresentava sozinho, para uma platéia ávida para tomar conhecimento daquela nova concepçãao que êle estava introduzindo no mundo da música. Após oito mêses trabalhando para Carmen, em diversas cidadesAmericanas, Broadway, filmes e até tocando para o Presidente Roosevelt na Casa Branca, Garôto voltou ao Rio, para começar a jornada mais longa de sua vida, que durou quize anos.

Nos últimos quize anos de sua vida, (Garôto faleceu aos 39 anos, em 3 de Maio de 1955), trabalhou muito, em sessões de gravação, fazendo concêrtos, e compondo algumas das mais lindas canções, choros e Sambas que os Brasileiros jamais tinham ouvido, algumas vendendo mais de um milhão de cópias.
Com sua maneira de interpretar o Samba e o Choro ao violão e de compor, Garôto foi o homem que deu novo rumo à Música Popular Brasileira, infuenciando alguns dos maiores nomes da nova geração, indicando o caminho que levou a alguns anos depois à chamada Bossa Nova.
Conta Waldemar Henrique, que viveu e compreendeu muito bem aquela época: " Não foi uma transformação. Foi um grande períodode gestação, conscientização, compositores lúcidos que estavam à procura da modernidade, quebra de regras, influências, lutando contra a pobreza e o preconceito. Desde Pixinguinha (Carinhoso), Ary Barroso (Faceira) Dorival Caymmi (Dora), Garôto (Duas Contas), Dolores Duran (Por causa de você), a "coisa" estava sendo criada, as flores brotando no jardim maravilhoso que hoje apreciamos.
O verdadeiro mestre, o guia modesto, a figura forte que preparou a concepção da Bossa Nova foi Garôto. Ao redor de seu violão maravilhoso, estavam Radames Gnatali, Chiquinho e alguns meninos, que "garimpavam" noite e dia; João Donato, João Gilberto, Tom Jobim, Ed Lincoln, Vandré, Luis Bonfá, Luiz Eça e Dolores Duran.
Mais tarde, Tom Jobim se juntou a dois excelentes poetas, Ismael Neto, do Pará, e Vinicius de Moraes, levando a Música Brasileiraà escalada magistral que Garôto não viu, porque a morte veio buscá-lo.


Em 1993, a produtora Brasileira "Projeto Memória Brasileira", patrocinada por Violões Di Giorgio, lançou um CD, com as únicas gravações feitas po Garôto tocando sozinho, e nunca antes lançadas.
É o único registro de seu talento.

Ouça alguns trechos do que você encontrará neste CD.

Jorge do Fusa(Garôto) - Real Audio

Inspiração (Garôto) - Real Audio

Gracioso (Garôto) - Real Audio

Lamentos do Morro (Garôto) - Real Audio


Talvez a mais popular (recente?) música do Garoto tenha sido Gente Humilde, com letra de Vinicius e Chico Buarque.
Nossa memória tem que ser preservada...

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