21 de junho de 2006

Há 17 anos Botafogo quebrou jejum histórico

O dia junho 21 de 1989 está marcado para sempre na história do Botafogo. Foi nesta data, após 21 anos de jejum, que o clube conquistou pela primeira vez, de forma invicta, um título no Maracanã. A final do Carioca daquele ano foi com o arqui-rival, o Flamengo, diante de mais de 60 mil torcedores.
Este foi o último jogo oficial de Zico pelo clube da Gávea. O atacante Maurício fez o gol do título, aos 12 minutos do segundo tempo, após receber um cruzamento de Mazolinha pela esquerda. Maurício usava justamente a histórica camisa número 7, que tantas alegrias já deu ao torcedor alvinegro quando usadas por Garrincha, Zequinha, Jairzinho entre outros.
Naquele dia, o poeta da bola botafoguense Armando Nogueira escreveu: “Bem-aventurada a estrela que nunca se apagou na travessia de tantos infortúnios, eles merecem, em plenitude, um lugar no reino dos campeões.”

Ficha técnica
Local: Maracanã
Árbitro: Pedro C. Bregalda
Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinho; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha).
Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.

Nenhum comentário: