18 de outubro de 2005

GOL DE LETRA, por Roberto Porto

Lembrando Antônio Maria

Certa vez, irritadíssimo com uma derrota do Vasco, seu clube do coração, o jornalista-compositor Antônio Maria (1921-1964) escreveu uma crônica que ficou famosa na imprensa da época: “Não sou mais Vasco”. Tantos anos depois, após sofrer a 13ª derrota no atual Campeonato Brasileiro, tenho ímpetos de escrever aqui no glorioso JORNAL DOS SPORTS uma coluna com o título “Não sou mais Botafogo”. É óbvio que ainda não cheguei a esse ponto de desesperança. Mas que me dá vontade, isso dá.
O Botafogo pelo qual me apaixonei um dia – há bem mais de meio século – não é esse Botafogo de hoje, vestido de preto como se usasse luto prevendo sua própria morte como clube de futebol. Sei que os torcedores do simpaticíssimo Flamengo devem estar mais desesperados com a goleada sofrida diante do São Paulo. Mas sou obrigado a confessar que minha paciência está chegando ao limite.
Vejam bem meus poucos, mas fiéis leitores: em 2002, o ex-Glorioso despencou para a Segunda Divisão; em 2003, voltou à primeira graças ao êxito do Palmeiras; em 2004, foi literalmente salvo pelo gongo na última rodada, com um milagroso empate diante do Atlético Paranaense, na Arena da Baixada; e agora, em 2005, tal qual um cavalo paraguaio, vai parando na reta de chegada e dentro em pouco estará na briga com aqueles que serão rebaixados no Brasileiro de 2006.
A inacreditável derrota para o Fluminense (foto), que teve menos um jogador em campo, foi catastrófica e amanhã, mal refeito do tombo que levou, terá de enfrentar o Vasco, que está lá embaixo e louco para escapar da incômoda posição em que se encontra. Não espero nada, até porque o Botafogo sempre foi um freguês do Vasco. A essa altura, só há um jeito: esperar que São Carlito Rocha (1894-1981) olhe por nós.
Roberto Porto escreve às terças no Jornal dos Sports

2 comentários:

Saramar disse...

Olá, meu amigo sofredor, bom dia.

Não fique assim. Não fale em desalento, senão desisto. Vc viu o meu Flamengo? Isso é que time. Bom até na hora de levar goleada (risos).

Beijos

spersivo disse...

Luiz,
Com este time Carlito, mesmo sendo santo,não dá jeito!Precisaria ser Deus! Até o juiz ajuda o Vasco! Ser alvi-negro, atualmente, é ser sofredor por convicção! Eu bem que te avisei no começo do campeonato!Silvio