6 de outubro de 2005

Parque Natural Municipal da Freguesia - Jacarepaguá - Rio de Janeiro

Muito mais do que um espaço de preservação do verde de Jacarepaguá, o Bosque da Freguesia é uma área de lazer de 31 hectares. Há trilhas para caminhadas (2,5Km), quadras com atividades esportivas, oficinas, biblioteca, auditório, anfiteatro. A área foi muito cobiçada pela especulação imobiliária. Depois de mobilização dos moradores da Freguesia, que fizeram passeatas e referendo popular organizados pelo GRUDE, AMAF (Associação de Moradores e Amigos da Freguesia), AMJU (Associação de Moradores do Jardim Urussanga) e SOS VERDE, a prefeitura criou, por decreto em 1992, o Parque do Bosque da Freguesia.Feita a urbanização, o local hoje é mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.O Bosque da Freguesia é um símbolo da luta ambiental para o GRUDE e para a Freguesia, tanto que a ONG pretende transferir sua biblioteca ecológica para o parque e continuar lutando pela preservação do espaço.

Eu quero entender uma coisa:
Qual o motivo que levam as pessoas, em nome da preservação ambiental, a derrubar árvores selecionadas para embelezar o contorno da mata que dizem querer proteger? Moro junto ao Bosque, fotografei para que algum de vocês vejam como é cercado o "espaço de proteção ambiental e ecológico" e me expliquem.
É necessário selecionarmos espécies para decorarmos a preservação de outras que definimos como mais nobres? Não seria uma forma de brincar de ser Deus, definido o que pode ou não viver? Será que estamos nos transmutando para o escorpião da fábula?

Com a palavra os ecologistas...

Nenhum comentário: