11 de outubro de 2005

Meu ídolo...


Numa noite de 18 de julho de 1915, na cidade de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, a aramista e trapezista Elisa Savalla, durante uma apresentação noturna no Circo Peruano, sente as primeiras dores do parto. O seu marido, Lázaro Gomes, em pleno picadeiro, pede para ela descer do arame. Assim, num barraco de circo, nasce George Savalla Gomes, mais conhecido como Carequinha. Logo após o parto, seguindo uma bela tradição circense, ele recebe dos artistas os primeiros dos muitos aplausos, que se tornariam uma constante em sua vida.
O pai, que largou a batina pela atriz circense, morreu quando Carequinha tinha dois anos. Sua mãe casou-se novamente, com Ozório Portilho. Aos cinco anos, na cidade de Carangola, Minas Gerais, sua família trabalhava no Circo Peruano de seu avô, José Rosa Savalla, quando o padrasto Ozório, após alguns ensaios, colocou uma careca no pequeno menino e disse: “ Hoje você vai entrar ( no picadeiro ) carequinha “ e profético determinou que “ de agora em diante você será o Carequinha ”. Naquela ocasião tinha um palhaço que se chamava Careca e não podiam existir dois palhaços com nomes iguais. Então, dos cinco anos em diante, ele nunca mais deixou de ser o Carequinha. Devidamente batizado, o contato com o público foi imediato e pouco a pouco transformou seu caminho em sinônimo de alegria.


Minha mãe sempre lembrava de quando eu tinha dois anos e corria para esconder a chupeta porque ia começar o Programa do Carequinha. Eu não perdia um e era só começar a musiquinha "O bom menino não faz xixi na cama..." que eu ficava todo alegre.
Tenho uma grande relação de carinho e admiração com o Carequinha até hoje, me emociono quando o vejo na TV e amanhã vou levar meus filhos no Recreio Shopping para assistir ao seu show.
Será o ponto alto do Dia das Crianças para nós.
Tenho a certeza de que será mais um momento de emoção para mim.


2 comentários:

Saramar disse...

Luiz, bom dia.
Nem posso crer nessa coincidência. Terminei agora de ver um especial na Globo News justamente sobre palhaços (que adoro) e uma entrevista com o Carequinha. Chego aqui e ei-lo na minha frente. Que delícia, no dia das crianças.
Obrigada pelo presente.

Saramar disse...

Oi Luiz, voltei.
Vc viu que o Carequinha foi internado hoje, com pneumonia? Que pena.