Por Scheilla Lisboa
Quem já não ouviu dizer: “Manga com leite não pode”. Pode sim, é tudo história. Assim, vale a pena aproveitar a safra que vai de novembro até janeiro e se esbaldar com a fruta, seja batida com leite, em saladas, molhos ou doces. “A combinação leite com manga não faz mal, mas existem outras combinações que ficam melhor com a manga”, afirma a nutricionista Milena Teixeira.
Mas, é preciso certa atenção em comer manga à noite. “Não faz mal pra saúde, mas algumas pessoas podem ficar com uma indisposição, com dor no estômago”, explica.
A mangueira, originária da Índia, é uma árvore tropical que pertence à mesma família do cajueiro. O fruto varia muito em tamanho e cor. As mangas menores são do tamanho de uma nêspera, enquanto as maiores podem pesar até 2 kg. Quanto a forma existem as redondas, ovais, alongadas e finas, do formato de um coração e até mesmo de um rim.
Em relação à cor, podem ter casca bem verde, amarela ou vermelha, de acordo com a variedade. A polpa da manga é suculenta, com sabor bem característico, algumas vezes fibrosa e de cor que varia do amarelo-claro ao alaranjado-escuro.
Variedades
Dentre as cerca de 500 variedades de manga existentes no mundo, seguem as mais conhecidas:
Bourbon – possui frutos grandes, saborosos e perfumados, caracterizando-se pela casca verde geralmente manchada de preto.
Coração de boi – essa variedade quase não tem fibra. É grande e arredondada; quando madura, apresenta uma tonalidade vermelho escura, com polpa tenra e aromática.
Espada – bastante fibrosa e muito doce, essa espécie tem fruto comprido e estreito, com casca esverdeada mesmo quando madura.
Espadão do norte – tem menos fibras que a espada, mas não é tão saborosa. Seu formato também é parecido, mas mais volumoso.
Háden ou Áden – considerada a mais bonita das mangas, tem a casca amarela e vermelha, quando madura. Sua polpa é macia e sem fibras.
Manga coquinho – é conhecida também por manguita, devido ao tamanho pequeno. Tem casca amarela e sabor delicioso.
Manga coração – seu formato lembra um pequeno coração. Possui casca rosada ou amarelo rosada e polpa um pouco fibrosa.
Keit – também quase não tem fibras. Sua polpa é macia e sua casca é verde arroxeada ou avermelhada.
Manga maçã – assemelha-se à manga manteiga no formato, mas sua casca é rosada e a polpa, também macia, é aromática e de sabor ácido.
Manga manteiga – é grande, arredondada, de casca verde clara amarelada e polpa macia, quase sem fibra.
Manga rosa – maior que a manga coração, por vezes é confundida com a manga maçã. Sua casca é rosada ou amarelo rosada e a polpa não contém fibras.
Compra e armazenamento
Ao comprar manga observe se a casca tem a cor bem típica da variedade a que pertence. É importante que, ao ser pressionada, ela apresente uma consistência macia.
A manga boa para o consumo tem de ter a cor bem típica (qualquer que seja a cor, dependendo da variedade) e deve mostrar-se macia quando apertada com os dedos, mas sem que a casca se rompa pela pressão.
Se tiver batidas, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois são sinais de que a fruta está passada. Por outro lado, quando está muito verde não tem sabor agradável. Também pode ser encontrada em calda, em forma de suco ou de purê doce.
O lugar ideal para guardar mangas maduras deve ser fresco e ventilado, mas na geladeira elas também ficam bem acondicionadas. Se estiverem verdes, embrulhe-as em jornal.
Propriedades Nutricionais
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. “A vitamina A é o principal nutriente da manga e faz bem para os olhos e para a pele, por exemplo”, diz Milena.
Uso no mundo
As mangas são também a matéria prima do famoso chutney de manga, de origem indiana e muito usado na Inglaterra e EUA. Trata-se de um molho para carnes feito de fatias da fruta cozidas com vários temperos como cebola, sal,m pimenta, açúcar, vinagre, curry, gengibre, coentro em pó, páprica e noz moscada.
Fonte: Milena Teixeira – nutricionista – tel.: (19) 38714892
2 comentários:
Ué, Luiz, cadê o comentário que fiz aqui mais cedo????
Eu até falei que era uma macaca na infância nos galhos das mangueiras, que é a fruta que mais adoro. Ah!!
Mas, voltei para agradecer sua visita e sua colaboração. Irei postar em breve.
Beijos
Obrigada
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Update for outlook 2003 junk email filter kb894384 Long distance phone plans from canada Five sided xanax Wedding invitations you can print http://www.renault-parts-0.info/Pick-up-tube-nissan-se-v6-1991-truck.html tre kentucky wildcats full button aloha hawaiian shirt us pre paid cellphone plans comparison Spider virus scanner Lexapro and the elderly Dedicated video conferencing service u.s prepaid cellphone plans Timeshare rental vancouver cellphone plan comparison compare cellphone plans cell phone
Postar um comentário