13 de novembro de 2005

Peter Drucker, pai da moderna ciência da administração, morre aos 95 anos

Drucker, que "nunca precisou ser um showman para conquistar a audiência dos mais importantes homens de negócios do mundo", faleceu na sexta-feira.

Peter Drucker, um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração de empresas, morreu aos 95 anos em sua casa na Califórnia (Estados Unidos). Drucker, que freqüentou as páginas de EXAME como fonte e como entrevistado de empresários (clique aqui e releia a reportagem de capa de 2001 Uma conversa com Peter Drucker) morreu na manhã de sexta-feira (11/11), mas a notícia foi confirmado neste sábado pela Universidade de Claremont Graduate, que ele contribuiu para fundar.
O guru de muitos empresários e executivos no Brasil e no mundo parece ter imprimido uma de suas marcas - a discrição - como um de seus últimos desejos. Há poucas informações sobre o motivo de sua morte. Ao comunicar o falecimento, o presidente da Universidade Claremont Graduate, Robert Klitgaard, não forneceu detalhes, afirmando: "É com muita dor que anuncio o falecimento de Peter Drucker, reconhecido autor e consultor internacional, o pai da administração moderna". Nos últimos anos, ele raramente saía do seu refúgio em Claremont, e segundo informações não oficiais, ele vinha recebendo cuidados para doentes terminais.
Ao longo de quase 75 anos de carreira, escreveu 35 livros, entre eles os célebres "The Concept of the Corporation" (Conceito da Corporação, 1946), "The Practice of Management" (A prática da administração, 1954) e "The Effective Executive" (Executivo eficaz, 1964). Seu último livro, "O Executivo Eficiente em Ação", em co-autoria com Joseph Maciariello, será publicada no início de 2006.
Jornalista e intelectual nascido em 1909 em Viena (Áustria), Drucker fez doutorado em direito público e internacional na Universidade de Frankfurt (Alemanha), e trabalhou como jornalista econômico em um jornal local antes de emigrar para Londres em 1933, fugindo do nazismo. Trabalhou também como professor de Ciências Sociais e Administração em Claremont entre 1971 e 2003. Desde 2003, não dava aulas mas continuou como consultor da faculdade até sua morte. Deixa a esposa, Doris, quatro filhos e seis netos.
Fonte: Portal Exame

Os Administradores, Gerentes e Executivos de todo o mundo estão orfãos. Gestão do Luto, do Vazio.
Minha formação e experiência profissional está fortemente ligada aos seus ensinamentos e palestras que tive a honra de participar.

3 comentários:

Saramar disse...

Olá, Luiz.
Realmente uma perda enorme para os administradores e empresários do mundo todo.
Ainda bem que a voz do meste permanece em sua obra.

Beijos

spersivo disse...

Luiz,
Homenagem merecida. Drucker é um dos grandes homens de nosso tempo. Depois de rico ainda se deu ao luxo de ir administrar um hospital para ensinar como é que se faz. Uma perda maior ainda porque estava mais lúcido do que nunca. Era também um exemplo: foi estudar estatística de novo aos 89 anos. É mole! Ficamos mais pobres. Silvio

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »